Eduardo Paes: homenagem da Fierj pelo combate ao antissemitismo
A placa foi entregue para o vereador Flávio Valle e ao secretário de Cultura Marcelo Calero, e já está com o prefeito


Eduardo Paes recebeu homenagem da comunidade judaica por sua contribuição no combate ao antissemitismo, nessa segunda (09/12), na cerimônia de posse da nova diretoria da Federação Israelita do Estado do Rio (FIERJ), sob a presidência de Bruno Feigelson, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O prefeito deixou um vídeo de agradecimento para cumprir outros compromissos, no mesmo dia em que indicou sete nomes para seu novo secretariado, e outros dois nesta terça (10/12) – ao todo foram 12 nomes anunciados.
A placa da homenagem foi entregue para o vereador Flávio Valle e ao secretário municipal de Cultura Marcelo Calero, e já está com o prefeito.
Paes aderiu, em novembro de 2023, à definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto), logo depois dos atentados do Hamas contra Israel, tornando o Rio a primeira cidade brasileira a ser signatária dessa definição.
Ari Bergher, segundo vice-presidente da CONIB, leu mensagem em que o presidente, Claudio Lottenberg, cumprimenta Feigelson pela posse: “A sua experiência vem se somar aos princípios defendidos pela CONIB, como paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo, justiça social e diálogo inter-religioso. E a defesa desses princípios se torna ainda mais urgente neste momento em que São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking de casos de antissemitismo e discurso de ódio contra judeus, com 864 e 239, respectivamente, somente este ano, seguidos de Rio Grande do Sul (92) e Minas Gerais (66)”.
Bruno sucede a Alberto David Klein, que fez duas ótimas gestões seguidas à frente da FIERJ. “Seguiremos o legado de Klein, intensificando o combate ao antissemitismo, a preservação de nossos valores e a modernização para enfrentar os desafios contemporâneos, como a memória histórica, dentre outros”, afirmou.