Enquanto Fernanda filha descansa, Fernanda mãe rala
Fernanda Montenegro: leitura de poesias na ABL e pré-estreia de “Vitoria”, na Cidade das Artes

Depois da maratona de Fernanda Torres por “Ainda estou aqui”, vencedor do Oscar por Melhor Filme Estrangeiro, agora quem começa a corrida é Fernanda Montenegro, protagonista de “Vitoria”, com estreia nacional na quinta (13/03). A Sony Pictures Brasil anunciou a venda de ingressos a partir desta sexta (07/03); a procura está intensa, segundo a Ingresso.com (os números ainda serão divulgados).
Na quarta (12/03), Montenegro estará na pré-estreia, às 20h, na Cidade das Artes, na Barra. Também participam o diretor Andrucha Waddington, genro de Montenegro (que esteve com a mulher em todas as viagens de divulgação de “Ainda estou”) e os atores Alan Rocha, Thawan Lucas, Laila Garin, Thelmo Fernandes, Sacha Bali, Jeniffer Dias, Paula Fiuza – roteirista do longa, mulher do cineasta Breno Silveira, que morreu de infarto fulminante quando filmava “Vitoria”, em 2022.
No dia anterior, às 16h, Montenegro fará um recital de poesia gratuito, citando textos de Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz e Ana Maria Machado, com ingresso gratuito no site da ABL, disponíveis a partir desta sexta (07/03).
Inspirado numa história real, a produção conta a vida de Nina, uma aposentada que desmontou uma quadrilha de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu apartamento, em Copacabana. Vitória foi o nome dado pelo Programa de Proteção à Testemunha. Seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, só foi revelado depois de sua morte, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia, mesma época em que a produção foi anunciada pela Conspiração Filmes, que também produz o filme.