Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Estácio, Yduqs e Pimpolhos da Grande Rio

Desde 2019, os alunos da Estácio fazem concurso para criar logos para o carnaval da escola mirim de Duque de Caxias

Por lu.lacerda
Atualizado em 17 mar 2025, 19h25 - Publicado em 17 mar 2025, 17h00
Pimpolhos, Estácio e Instituto Yduqs no carnaval 2025
Pimpolhos, Estácio e Instituto Yduqs no carnaval 2025 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O carnaval terminou, mas a parceria entre a Estácio, o Instituto Yduqs e a Pimpolhos da Grande Rio continua o ano todo, com capacitações, cursos e bolsas de estudo para o ensino superior. Desde 2019, os alunos da Estácio também têm a chance de criar logos para o carnaval da escola mirim de Duque de Caxias através de um concurso dos alunos de Design Gráfico. “A cultura não é apenas expressão: é a chave que abre portas para novos caminhos e oportunidades, promovendo a prática e a vivência dos alunos”, diz Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

“Graças ao projeto, comecei a sonhada faculdade de Pedagogia. Na minha família, ninguém nunca teve a oportunidade de entrar na faculdade. Quando entrei na Pimpolhos, vi meus mestres e diretores entrando no ensino superior. Isso despertou algo em mim, mas nunca estava nos meus planos, principalmente por não ter condições financeiras. Hoje, atuo como professora da educação infantil, com uma turma com crianças de 4 e 5 anos, na escola onde estudei e onde minha irmã estuda. Nunca imaginei que chegaria até aqui”, diz Andressa Dutra.
Para contar histórias como a dela, o Yduqs lançou uma websérie, com os episódios já no Instagram  (@institutoyduqs).

A parceria com a Pimpolhos levou aos alunos da Estácio uma experiência em que puderam aplicar os conteúdos de sala de aula — alunos de  Design de Moda conheceram o processo criativo e a montagem de fantasias, participaram de uma oficina de adereços para o carro alegórico da Pimpolhos e fizeram tour na Cidade do Samba. “Para a minha área, isso é muito importante porque conseguimos ver cada etapa e perceber que criar algo não é tão impossível quanto parece. Aprendi que tudo pode ser reaproveitado e transformado em algo novo”, conta Rafaela Gonçalves da Silva, aluna do curso de Moda na Estácio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.