Laboratório da UFF restaura cenas raras do Pavilhão de Regatas do Botafogo
O filme restaurado foi gravado em 1931, quando uma multidão se reuniu para ver aviões e hidroaviões

A Lupa-UFF, laboratório de preservação audiovisual da Universidade Federal Fluminense, acaba de restaurar um filme amador, em 16mm, que registrou, em 1931, o Pavilhão de Regatas do Botafogo.
A estrutura foi inaugurada em 1905, na praia de Botafogo, na época do prefeito Pereira Passos, servindo para o público do então elegante bairro assistir às competições de remo do clube e outros esportes, além de atrações variadas como música, cinema, feirinhas etc. Como os orçamentos para a construção foram caríssimos, Passos importou a estrutura na Antuérpia, na Bélgica, que chegou de trem. No filme, gravado em 1931, uma multidão se reuniu para ver o voo de aviões e hidroaviões nos céus da Baía de Guanabara, incluindo a chegada do aviador italiano Italo Balbo ao Brasil — ele partiu de Orbetello, na Itália, 17 de dezembro e chegou ao Rio dia 15 de janeiro de 1931, num avião Savoia-Marchetti S.
O evento foi reproduzido em inúmeras fotografias e cartões-postais, mas em poucos filmes, sendo esse o único. O Pavilhão foi destruído no mesmo ano depois da filmagem. O material foi digitalizado a partir de uma cópia da coleção Diogo Rembold, com experiência em bitolas cinematográficas do 8mm ao 35mm e um acervo de vários filmes e projetores, se dedicando ao restauro de peças históricas ao seu estado original. Desde 2023, é funcionário do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF.