Movimento Tarifa Zero quer “Folia sem catracas” durante carnaval carioca
Ônibus, metrô e trens funcionariam ininterruptamente entre 1º e 05 de março, gratuitamente, segundo a proposta

O movimento Tarifa Zero no Rio lançou o manifesto “Folia sem catracas” como pressão para não ser cobrada passagem em todos os meios de transporte durante o carnaval – ônibus, metrô e trens funcionariam ininterruptamente entre 1º e 05 de março, segundo a proposta. Já foram mais de mil assinaturas na petição criada na Change.org.
“O transporte público é uma ferramenta de democratização do acesso à maior festa popular do mundo, garantindo que todas as pessoas possam participar dos blocos, desfiles e celebrações. Com a tarifa zero no carnaval, todos podem transitar pela cidade, como deveria ser o ano todo”, diz a fotógrafa Mallu Côrtes, que criou o projeto.
Tema importante em dias de cidade lotada é a garantia de segurança nos terminais e pontos de embarque – no caldeirão 500º desta semana, o que mais se vê são ônibus com superlotação.
Uma das dúvidas é o aumento de pessoas mal intencionadas aproveitando da gratuidade para outros fins. “Tarifa Zero é uma realidade possível e já acontece em mais de 114 cidades brasileiras. Esse modelo garante transporte gratuito para toda a população, promovendo inclusão, mobilidade e dignidade”, diz Mallu, completando que já ouviu de várias pessoas que “pivetes” vão lotar os transportes em período turístico na cidade: “Vai beneficiar trabalhadores, estudantes e foliões, promovendo segurança e acesso pra geral.”