Museu do Jardim Botânico comemora um ano
Abertura da exposição "Mata Atlântica: In-finitos encantos", com convidados recebidos por Sergio Besserman, presidente do JB



O Museu do Jardim Botânico comemorou 1 ano nessa quinta (20/03), com a abertura da exposição “Mata Atlântica: In-finitos encantos”, com convidados recebidos por Sérgio Besserman, presidente do JB.
Muitos turistas que vão ao parque já chegam interessados no novo museu.
A mostra teve curadoria minuciosa de um comitê com pesquisadores e colaboradores do JBRJ, da Shell Brasil e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), experientes em imersão sensorial na Mata Atlântica, bioma onde vivem cerca de 70% dos brasileiros. “É uma exposição feita para sensibilizar pelo encantamento”, diz Marinez Ferreira de Siqueira, curadora científica da mostra.
“A Ciência não é, nem pretende ser, a solução para a humanidade. Ela faz as perguntas e ajuda, junto a outros saberes, a encontrar as respostas para que a humanidade tome suas decisões. A Ciência é democrática e é um conhecimento indispensável neste momento da história da civilização”, disse Besserman sobre o trabalho no JB.
Como parte da mostra, também foi inaugurada a instalação artística “Utopia Botânica”, desenvolvida por Fernanda Froes especialmente para o museu, recriando poeticamente uma floresta fragmentada de pau-brasil, espécie-símbolo da Mata Atlântica e ameaçada de extinção.
Foi apresentado, também, um momento musical com o Quarteto de Cordas da OSB Jovem.