Nomes da cultura carioca participam da aula-espetáculo “Formar cultural”
Um deles, Marcelo Calero, ex-secretário de Cultura, que assumirá um cargo na Embaixada do Brasil no Líbano







A cineasta Carla Camurati, o diretor de teatro Luiz Antônio Pilar, o diplomata Marcelo Calero, a chef Kátia Barbosa e o atual secretário de Cultura da Prefeitura, Lucas Padilha, foram os convidados da 3ª aula-espetáculo do projeto “Formar Cultural – laboratório de produção cultural”, no Museu do Amanhã.
Os convidados conversaram com Eduardo Barata, coordenador do projeto, sobre o tema “Políticas Culturais, Artes e Entretenimento na cidade do Rio”. O evento, gratuito e aberto ao público, começou às 19h e terminou pra lá das 22h.
Marcelo Calero se despediu da secretaria de Cultura da prefeitura no fim de dezembro, mas continua dando uma espécie de assessoria numa das últimas aparições em eventos cariocas, porque, nos próximos dias, ele vai assumir um cargo diplomático na Embaixada do Brasil no Líbano, em Beirute.
Perguntado por um aluno da plateia sobre o medo de estar no meio do conflito entre Israel e Hezbollah, que resvalou em Beirute (em novembro passado, foram destruídos 325 prédios em 30 dias), respondeu que não e que volta em um ano.
Sobre o projeto, vai formar produtores para elaborar criações nas artes visuais, circo, dança, cultura e território, patrimônio cultural, festivais e mostras, música e teatro, com oficinas e monitorias individuais. Nesse ato, os alunos aprendem criando; por fim, esperam-se, no mínimo, 60 propostas na conclusão, com entrega dos certificados.