Saxofonista Igor Butman sobre concerto no Rio: “Inspirado pela natureza”
Show foi o primeiro no Brasil, agora eles vão para São Paulo, no Teatro B32, dia 11 de dezembro















Pela primeira vez no Rio, o saxofonista Igor Butman, um dos maiores nomes do jazz da atualidade – o preferido do ex-presidente dos EUA Bill Clinton -, se apresentou com a Moscow Jazz Orchestra (MJO), no Teatro Prio, no Jockey, nesse domingo (08/12).
Antes do show, o artista sobrevoou a cidade de helicóptero. Ficou impressionado, “Admirando o novo milagre da luz, a estátua do Cristo Redentor no Corcovado! Que mundo maravilhoso é este! Nossa primeira turnê no Brasil foi um amor recíproco. Fomos inspirados pela natureza, cultura e atmosfera da cidade, e o público nos presenteou com incríveis aplausos e gratidão pelo nosso trabalho. Já fazendo planos para voltar”, disse em suas redes, com um vídeo tendo ao fundo a música “Desafinado”, de João Gilberto, e fotos em pontos turísticos da cidade, como a Escadaria Selarón, a Lapa, entre outros.
Mais tarde, inspirado pelo cenário, ele cumpriu o que prometeu: tocar os maiores sucessos de seus mais de 10 álbuns e relembrar parcerias com algumas das referências do swing e do blues, como Chick Corea, Jack DeJohnette, John Patitucci, Stefon Harris e Randy Brecker.
O show teve participação da cantora e intérprete Fantine, filha de mãe dominicana e um pai russo, que começou carreira na Austrália e, desde então, toca com grandes artistas internacionais em Nova York, Moscou e Melbourne.
A orquestra também celebra seu 25º aniversário, com o recém-lançado álbum, “Borodin and Mussorgsky”, e relembrando faixas contemporâneas que marcaram época.
As apresentações encerram a temporada do “Russian Seasons de 2024”, com programas artísticos, projetos educacionais e festivais de cinema que celebram as tradições da Rússia.