SENTA QUE LÁ VEM A HISTORIA….
O estilo arquitetônico começou como uma consequência do pós-guerra, na metade do século 20, quando era necessário tocar a construção civil num contexto de crise. Obras simples, sem firulas, nas quais a única preocupação era imediata e inevitável: que o projeto cumprisse sua função.
Derivada da expressão béton brut que, em tradução livre, significa “concreto bruto”, a arquitetura brutalista foi associada ao conceito de Le Corbusier quando projetou as famosas Unités d’Habitation, em Marselha.
Para entender melhor a proposta desse estilo, conhecer referências e características, basta seguir com sua leitura!
QUAIS AS MARCAS REGISTRADAS DESSE ESTILO?
Queridinhas dos moderninhos, alguma das marcas registradas desse estilo são linhas simples, volumes puros, lajes em concreto e vigas em aço, ambas com aparentes fios de iluminação, canos de tubulação, tudo deixado à mostra. A ideia é ter uma arquitetura verdadeira, sem “maquiagem”, uma estética naturalista. Sem esconder a história da Arquitetura.
As características cruas e brutas dos elementos construtivos roubam a cena e anunciam um estilo industrial, meio inacabado e bem despojado. O acabamento fica por conta dos objetos mais sofisticados da decoração, que equilibram a rigidez das estruturas e trazem aconchego aos ambientes.
O brutalismo na decoração contemporânea possibilita que a elegância da arquitetura exposta e crua divida espaço com peças de design, arte, texturas e materiais.
Combinar concreto bruto é sempre uma brincadeira. Além de combinar com vários outros materiais, ele também pode ser incorporado nas paredes, no teto ou no mobiliário.
Outros materiais que entram nesse estilo são os vidros, estrutura metálica e a tradicional madeira. O resultado é um contraste de matérias que evoca dualidades como o quente e o frio, o nobre e o rústico.
Vale a pena apostar nessa tendência mais bruta! Além de um estilo altamente cool, a ideia é descomplicar a vida do morador da casa com materiais de altíssima durabilidade. Ou seja, tuuudo de bom!
Para conhecer um pouco mais do meu trabalho me segue no Insta @marciaemanumullerarq
Bjsss!!