No dia 5 de junho de 1972 foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com um único objetivo: discutir o futuro do planeta e a relação do homem com a natureza.
Hoje, sustentabilidade é uma das palavras mais usadas. O tema aquecimento global tem preocupado especialistas do mundo inteiro. A triste notícia é que o desmatamento na Amazônia tem aumentado sem parar nos últimos seis anos. Questões relacionadas à sustentabilidade estão entre as maiores preocupações no ramo imobiliário, inclusive na arquitetura.
Excesso de tecnologia, bombardeio de informações, caos e ansiedade nos trouxeram uma necessidade de conexão com a natureza, para nos desconectarmos da “máquina”. Em meio ao estresse ao qual estamos submetidos no dia-a-dia, a decoração de interiores está cada vez mais focada na interiorização da natureza dentro dos lares. Espaços verdes fazem muito bem para a saúde mental. Um estudo da Biofilia comprovou que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza. Faltou um emoji de coração no final dessa frase.
Há quem pense que adotar a sustentabilidade na decoração conduz à adoção de um estilo de vida mais interiorano, o que não é verdade. O morador não deve ignorar a tecnologia no interior do seu lar, mas deve investir em detalhes que deixarão a decoração muito mais leve e natural.
A preocupação com o bem-estar do meio ambiente fez com que as pessoas se dedicassem cada vez mais à reutilização de produtos e móveis, a fim de evitar um colapso nos nossos bens naturais. Fazer o velho parecer novo. O Upcycling é uma técnica que dá um novo uso a um material que seria descartado. Isso não é novidade para ninguém. Mas, nos tempos atuais, essa prática nunca fez tanto sentido e sucesso. E para que a mágica da economia circular aconteça, bastam alguns ingredientes: tacinha de vinho, uma mente aberta e muita criatividade.
Uma boa iluminação é tudo! Ela traz alto astral para casa e economia para o bolso. Prefira manter a sala com as janelas e cortinas abertas, recebendo a luz do sol e a ventilação natural. A luz natural é a melhor maneira de garantir um ambiente sustentável.
A Claraboia, um excelente recurso da arquitetura, é ideal para dar um toque de elegância ao permitir iluminação natural em um ambiente interno. Ela se torna uma ótima opção para quem busca um diferencial na hora de construir. É basicamente uma junção de beleza, funcionalidade e economia de energia. Além de valorizar o seu imóvel.
A iluminação tem um papel muito importante na luta contra a poluição. Já ouviu falar na lâmpada de LED? Opa! Claro que sim! Além de deixar a conta de luz até 90% mais barata no fim do mês (seu bolso ama), esse tipo de lâmpada consome menos energia do que a incandescente. Outro ponto muito importante é sua estrutura 95% reciclável.
Se você está achando as paredes da sua casa sem graça, que tal levar um pouco de verde para o lar? Recomendo os jardins verticais. Já populares nas fachadas, eles também podem ser montados dentro de casa em diversos ambientes. Os jardins verticais oferecem muitas opções de estilos e montagens, do simples ao elegante. Trazer o verde para dentro de casa é reforçar a autoestima e ajudar a aliviar as tensões do dia a dia.
O cuidado com o meio ambiente é pensar também no uso de materiais naturais, como algodão, linho, rattan, pedras, bambu, materiais mais ambientalmente sustentáveis e duradouros que os sintéticos. E se for escolher madeira, escolha uma certificada. Opte por alternativas em madeira reciclada ou reutilizada.
O leque de produtos sustentáveis aumenta todos os dias. Você sabia que existem tintas que não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo? Além da composição diferenciada, elas são formuladas com matérias-primas naturais. Ou seja, pintura ecologicamente correta. Tintas que estão colorindo a natureza. Tudo de bom!
Algumas medidas para quem mora em prédios – como colocar sensores de luz nas áreas comuns, lixeira para separação de lixo e coleta para reciclagem – são ações simples que colaboram com o meio ambiente. Caso seu prédio não tenha, fale com seu síndico.
O desmatamento é um dos problemas mais sérios hoje em dia, e que surge como reflexo da construção. Arquitetura sustentável é aquela que busca impactos ambientais mínimos possíveis. Ela não trabalha contra a natureza, ela preserva seu entorno. Para construir não é preciso desmatar. Uma árvore no meio do terreno não é um problema, a arquitetura sustentável cria alternativas inteligentes e torna aquela árvore a protagonista do projeto.
A onda verde veio para ficar! Isso é muito mais que um estilo de decoração. Está ligada à preocupação social, ambiental e ao bem estar do nosso planeta. E com esse espírito conseguimos cuidar e respeitar a Terra: nossa casa.