Manta: um jeito elegante de se aquecer
Peça coringa que ajuda a deixar o décor mais aconchegante
“Turn your lights down low…” . Temperatura de 23 graus, sexta feira… Agora com o outono chegando, a vontade de sair de casa vai diminuindo… Abrir um vinho, ascender uma vela, se jogar no sofá e pedir um Ifood virou a programação perfeita.
No universo da decoração, há acessórios com poderes mágicos de deixar o ambiente mais caloroso, aconchegante e charmoso. As mantas e almofadas são elementos que fazem essa magia acontecer. São como a cereja do bolo do seu sofá. Com tamanhos, texturas e formatos diferentes, esses elementos mudam a atmosfera da sua sala.
As mantas são apostas certeiras para tornar sua poltrona e seu sofá mais convidativo. São peças que entram em qualquer estilo de decoração: do moderno ao clássico. É o must have! Sofás decorados com mantas deixam a sala de estar mais elegante. Extremamente versáteis, as mantas são feitas de diversos tipos de materiais e cores, podendo ser usadas em inúmeras formas. O cool é deixar a manta meio jogadinha no sofá de forma despretensiosa mesmo. Outra alternativa seria colocá-la dentro de um cesto de palha, o que fica também interessante. Basta enrolar a manta como uma toalha. E pode colocar várias na mesma cesta, fica uma ótima opção para eventos com os amigos.
Existem modelos para todos os tipos de gostos, e você pode trocá-las sempre que sentir a necessidade de mudar o visual da sala. Importante, claro, é a questão higiênica: os tecidos das mantas devem ser lavados semanalmente para evitar o acumulo de impurezas. Recomendo ter mais de uma manta para intercalar o uso. Se possível.
A manta também pode assumir outras funções, como nos aquecer nos dias mais frios e evitar sujeiras no sofá. Fora a vantagem econômica: é que ela serve também como uma capa para o sofá, escondendo suas imperfeições e, assim, dando sobrevida a ele.
O segredo para a magia do aconchego está na textura e no tecido das mantas. Recomendo para nosso Rio de Janeiro as mantas de fibras naturais, como tricô, algodão e linho, que não são grossas e caem bem em qualquer ambiente. Elas trazem conforto, absorvem a umidade e retêm o calor. As opções sintéticas são mais pesadas, ideais para para a galera que sente mais frio. O tecido vai conforme a preferência pessoal.
Escolher a cor ideal pode ser um desafio, pois existe uma variedade muito grande de composições. Nesse momento, a gente procura combinar o item com outros elementos da decoração existente, harmonizando com a cor do tapete, do piso, da parede, de quadros…. Você pode abusar da criatividade nesse momento, mas gosto muito das mantas com cores neutras, aquelas com tons pasteis….não tem erro. No mercado, já existem mantas que fazem par com almofadas. A ideia é que as peças formem um conjunto visualmente agradável e aconchegante.
É isso: aconchegante. Isso, sim, é importante.
Beijos é até a próxima!