“É melhor sem alegre que ser triste”. O verso de Vinicius de Moraes define bem o estilo carioca. Cheio de charme, alegria, leveza, liberdade e sensualidade, ele pega carona nas belezas naturais da cidade, no colorido do pôr do sol e no frescor do mar.
O Rio de Janeiro serve de inspiração para poesias, músicas e artes plásticas. O astral despojado e jovem da cidade maravilhosa também guia a decoração de interiores e está presente em móveis e revestimentos.
Senta que lá vem história…
O projeto do famoso calçadão de Copacabana foi desenvolvido pelo paisagista Roberto Burle Marx. Na década de 1970, a calçada de Copacabana teve uma mudança no sentido. Ela era transversal ao sentido do mar, mas houve um redesenho que virou as ondas da calçada, fazendo com que elas dessem a impressão de uma continuação do mar.
Pedra portuguesa
O uso da pedra portuguesa como revestimento é bastante comum em projetos, sejam externos ou internos. Versátil, cabe no bolso e se destaca na possibilidade de criar conceitos personalizados. Com ela é possível elaborar diversos desenhos com formas orgânicas e geométricas nas mais variadas cores.
As cores tradicionais das pedras portuguesas são o preto e o branco, mas também é possível encontrá-las em outras tonalidades, como castanho, vermelho e azul cinza.
De fácil manutenção e excelente durabilidade, o revestimento possui basalto e calcário em sua composição, tornando-se um antiderrapante natural.
Área externa
A escolha do revestimento para área externa deve ser feita com base não só em estética, mas também no uso do espaço, durabilidade e praticidade para limpeza.
A pedra portuguesa é indicada para áreas externas por ser um tipo de pavimentação mais rústica, resistente ao tráfego, permeável e apropriada para ser instalada diretamente sobre o solo.
Como elas têm vários formatos e tamanhos, é possível criar diversos desenhos delimitando espaços e montando caminhos.
O revestimento não costuma demandar muita manutenção. Uma lavagem simples já remove toda a sujeira e mantem o piso limpo.
Utilizar esse revestimento nas paredes externas é uma ótima opção para valorizar a casa, levando elegância para uma decoração leve e despretensiosa, bem carioca way of life.
Área interna
A pedra portuguesa também é usada como revestimento interno, sendo uma ótima opção nas áreas molhadas. Por ser antiderrapante, evita escorregões, além de criar uma identidade desejada.
Funcionalidade e beleza estão presentes na pedra portuguesa. O material dá mais vida ao ambiente e confere uma atmosfera carioca, aconchegante e despojada. Acabamentos mais rústicos tendem a valorizar a naturalidade dos matérias e a contribuir com o conforto do ambiente.
As vantagens da pedra portuguesa vão além da estética, o revestimento também possui contexto histórico, proporcionando ao local onde foi instalado um sentimento de memória afetiva.
Para conhecer meu trabalho me segue no Instagram: @marciaemanumullerarq
Bjs e até a próxima!