A proposta da vez é ir de Made in Brasil.
Sorry, Hermanos, mas definitivamente o Brasil é disparado o país mais bonito do planeta.
Como se não bastasse, ao longo desses mais de 500 anos de história, formou-se uma cultura rica e diversa, construída a partir de elementos e influências dos povos originários, dos africanos, dos europeus e de muitos outros de diferentes credos e regiões do mundo, não fazendo sentido que a arquitetura e a decoração passassem batidas por esse imenso e saudável potencial de miscigenação, que nos trouxe leveza, frescor, fé, garra, espiritualidade, jogo de cintura e conhecimento para enfrentarmos os nossos imensos desafios.
Tem mazelas, tem contrastes e…muita gente pra gente cuidar…
Mas tem beleza, tem gingado e uma aquarela cheia de ritmo e suingue, além de, claro, caipirinha com açúcar, limão, humor e alto astral. Amém!
Existem diferentes Brasis… o que torna a nossa identidade múltipla. Neste sentido, a palavra de ordem para uma decoração inspirada na brasilidade é a diversidade. Com o aumento do grau de conscientização, avançamos também na direção de uma decoração mais orgânica, a partir de ensinamentos da ciência e, sobretudo, da galera que chegou antes de nós.
Abrasileiramento
É um movimento de infinitas possibilidades e inspirações buscando valorizar as nossas raízes. Importante conhecermos o real significado de pertencimento e legado.
Palha, tricô, macramê, madeira, sisal e bambu, juntamente com peças de artesanato em argila ou tecido, estão cada vez mais presentes nos ambientes projetados. O que não falta é opção.
E como não falar no mobiliário e objetos desenvolvidos e projetados pelos nossos craques? O design brasileiro é único, rico, ousado, tem história e prestígio internacional: Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Oscar Niemeyer, Irmãos Campana, Paulo Mendes da Rocha, Burle Marx… são apenas alguns para serem citados, dentro de uma lista imensa de grandes nomes.
Cores: A alma brasileira é multicolorida, e o Brasil é sinônimo de Natureza
Nosso país continental inspira elementos coloridos.
O verde, o amarelo, o azul e o branco representam a bandeira, mas nossas cores vão muito além desses tons.
As cores vibrantes, que remetem à natureza, também são uma característica da decoração brasileira e dialogam sempre com total harmonia.
Mas os tons terrosos retratando as nuances do Cerrado e da Caatinga também não podem ficar de fora.
Frescor, natureza e muita energia. Essas são algumas das muitas sensações que o toque brasileiro transmite. A ideia é a gente se sentir transportado para natureza. Nessa linha, penso sempre nos ambientes decorados com plantas, combinando charme e brasilidade.
Iluminação e ventilação
Com El Niño ou com La Niña, vivemos num país tropical. A chapa é quente. Por aqui, tem luz e calor.
Trazer elementos que valorizem a luz pode ser uma boa pedida para garantir a brasilidade na decoração.
Uma casa ventilada e iluminada é tudo de bom. Quanto maior o vão, maior a entrada de luz. Mais economia, o bolso agradece. A saúde também. Vitamina D e menos ácaro.
Por isso, sempre que possível, use e abuse de grandes aberturas, cortinas de fibras naturais e ambientes integrados que favoreçam a entrada de luz e ventilação natural.
Que tal os cobogós?
Tremenda criação nacional que contribui para reforçar nos ambientes a ideia de brasilidade. Símbolo da arquitetura moderna brasileira e solução despretensiosa e bela para ajudar a dividir ambientes garantindo frescor e despojamento.
É a cara do Brasil.
Dos Brasis…
Falando nisso, antes da saideira, bora chamar para nosso rápido bate papo, o querido Mosquito, carioca, que vem se destacando no universo do samba, a cara de um de nossos Brasis.
Manu: Mosquito, o que a casa te proporciona?
Mosquito: Passar mais tempo em casa me dá a sensação de que as coisas da vida estão no lugar. Quanto mais passo tempo cuidando do meu cantinho, mais me sinto cuidando de mim.
Manu: O que é uma casa com essência brasileira?
Mosquito: Uma casa onde se come, se bebe, se canta e se samba.
Manu: A ideia de brasilidade se materializa na forma de tons, cores e elementos naturais que remetem à riqueza da natureza e a pluralidade do nosso povo. O que você tem na sua casa que representa a cultura brasileira?
Mosquito: Na estante, os livros se juntam a instrumentos musicais. Plantas, imagens religiosas, discos antigos. Bibelôs e penduricalhos. Das carrancas aos cordéis, lá tudo é brasileiro.
Manu: A casa tem que causar emoção para quem vive nela. A sua casa te inspira na hora de compor suas músicas?
Mosquito: Não só a casa onde moro hoje. Mas as casas onde já morei sempre foram de muita inspiração para mim e pros meus parceiros de composição.
Manu: O que é uma casa com afeto para você?
Mosquito: O cheiro da comida. O chiado da panela de pressão…
E como diz Alcione “Não deixe o samba morrer. Não deixe o samba acabar…”