Imagem Blog

Manual de Sobrevivência no século XXI

Por Analice Gigliotti, Elizabeth Carneiro e Sabrina Presman Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Psiquiatria
Continua após publicidade

Coronavírus: 5 maneiras de permanecer saudável durante a pandemia

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde deu dicas simples, acessíveis e objetivas

Por Manual de Sobrevivência no século XXI Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 abr 2020, 12h18
Tedros Adhanom: a voz da sensatez da ciência em tempos de pandemia. (Shutterstock/Reprodução)
Continua após publicidade

Circula nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp um depoimento emocionante de Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), entidade que tem dado o norte às nações sobre as melhores práticas no combate ao coronavírus.

Humildemente, Tedros reconheceu que a pandemia está mudando a forma como vivem as família, inclusive a sua. “Sabemos que para muitas pessoas a vida está mudando drasticamente. Minha família não é diferente. Minha filha está tendo aulas online, de casa, porque sua escola está fechada”, explicou.

Em seguida, Tedros enumerou dicas para permanecer saudável mental e fisicamente nos dias de isolamento social. São sugestões tão simples, objetivas e acessíveis que valem a pena ser compartilhadas:

1 – Alimente-se bem e com alimentos saudáveis. Isso fortalece o sistema imunológico e o ajuda a funcionar de forma adequada.

2 – Consuma bebidas alcoólicas com moderação, bem como refrigerantes.

Continua após a publicidade

3 – Não fume. O fumo aumenta o risco de desenvolver doenças severas se você for infectado por Covid-19.

4 – Exercite-se. A Organização Mundial de Saúde sugere 30 minutos de atividade física por dia para adultos e uma hora por dia para crianças. Se as recomendações no seu país ou cidade permitirem, saia para caminhar, correr ou andar de bicicleta, mantendo uma distância segura dos demais. Se você não pode sair de casa, procure aulas de exercícios na internet, dance, faça ioga ou suba e desça escadas. Se estiver trabalhando em casa, certifique-se que não está sentado na mesma posição por longos períodos de tempo. A cada 30 minutos de trabalho, levante-se e faça um intervalo de três minutos.

5 – Preste atenção à sua saúde mental. É normal se sentir estressado, confuso ou assustado durante a pandemia. Conversar com as pessoas que você confia pode ser útil. Ajudar os mais necessitados na sua rua, bairro ou cidade pode fazer tão bem a você quanto a eles. Compaixão é um remédio. Ouça musica, leia um livro ou jogue um jogo e tente não ler ou assistir muita notícia, se isso o deixa ansioso. Informe-se por fontes confiáveis uma ou duas vezes ao dia.

Continua após a publicidade

Tedros encerra o vídeo com uma mensagem positiva. “A Covid-19 está nos tirando muito, mas também está nos dando algo especial: a oportunidade de agir juntos, como uma só Humanidade, de trabalharmos juntos, aprendermos juntos, crescermos juntos.”

Que assim seja.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.