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CrossFit mirim

A princípio pode parecer loucura, uma modalidade esportiva criada para condicionar as forças especiais do Exército americano voltada para crianças? Apesar de polêmica, a atividade nada mais é do que uma visita às lúdicas aulas de educação física da escola. Ela foi criada pelo casal Jeff e Mikki Martin em 2004, que consultaram uma série […]

Por laisbotelho
Atualizado em 25 fev 2017, 18h16 - Publicado em 20 fev 2015, 22h17
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    A princípio pode parecer loucura, uma modalidade esportiva criada para condicionar as forças especiais do Exército americano voltada para crianças? Apesar de polêmica, a atividade nada mais é do que uma visita às lúdicas aulas de educação física da escola. Ela foi criada pelo casal Jeff e Mikki Martin em 2004, que consultaram uma série de especialistas, como pediatras e fisioterapeutas, para desenvolver esse programa para os mirins, de 3 a 6 anos (para as faixas de 7 a 10 e a partir de 11, os exercícios ganham mais intensidade e repetições).

    As aulas tem em torno de 30 minutos, não utilizam pesos e focam em movimentos bem dinâmicos como empurrar, puxar, correr, jogar, subir, levantar e pular- tudo de uma forma descontraída, associada ao universo deles. Se penduram como macacos, pulam como sapos e voam como super-heróis. Bati um papo com a Paula Toyansk, coordenadora nacional de atividades infantis da rede Bodytech de academias, a primeira pela cidade a implementar a novidade. Levantamos alguns benefícios e exemplos de aulas, espero que gostem ; D

     

    – A modalidade é voltada para a galerinha de 3 a 18 anos, porém as idades tem limitações. Como é feita a adaptação?

    A primeira fase – de 3 a 6 anos – é bem lúdica e simbólica. O professor propõe os exercícios para o desenvolvimento das habilidades motoras de forma divertida e envolvendo os alunos em histórias. Para a turma de 7 a 10 anos, a aula continua divertida e há um aumento adequado na intensidade e na complexidade dos exercícios. Na turma dos adolescentes, além do desenvolvimento das habilidades, a proposta também é trabalhar o condicionamento físico de uma maneira que o adolescente incorpore a rotina de treinos naturalmente e adote um estilo de vida saudável.

     – Que objetos utilizam? É tudo sem peso?

    Algumas aulas não utilizam nenhum material. Outras aulas usam materiais da ginástica e dos esportes, como corda, bola, bambolê, cone, caixote, colete, escada de agilidade, etc. A proposta para o infantil é não usar peso externo, mas para os adolescentes o professor já propõe algumas cargas adequadas a cada aluno.

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     – Quais os diferenciais desta atividade quando comparada ao futebol e ballet, por exemplo?

    Por meio de jogos e brincadeiras, o CrossFit para crianças desenvolve principalmente nove capacidades físicas: precisão, velocidade, força, agilidade, equilíbrio, coordenação, resistência, potência e flexibilidade. Ele se diferencia das outras atividades em dois aspectos principais: (a) essência do programa – que é enfatizar o movimento correto durante toda a infância e a adolescência e (b) dinâmica da aula – que é programada em cinco partes: aquecimento, skill (que é o momento de educativo e técnica), WOD (tarefa do dia), Game ou Challenge e volta à calma. No início de cada aula, o professor reúne as crianças, coloca o WOD no quadro e explica aos alunos.

     – Quais os métodos de segurança que devem ser tomados nestas aulas?

    O professor deve sempre adequar os exercícios, jogos e brincadeiras para cada faixa etária, de acordo com a fase cognitiva, motora e sócio-afetiva que as crianças se encontram.

     – Qualquer criança pode fazer?

    Sim, não há restrição para a prática dessa modalidade. Caso alguma criança demande de algum cuidado especial, o professor adequará os exercícios a ela.

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    Exemplo de exercícios para crianças de 3 a 6 anos (30 minutos):

    WOD (tarefa do dia): 3 a 5 minutos fazendo essa sequência quantas vezes eles puderem
    3 burpees (flexão com salto) + 3 agachamentos + 10 metros de corrida em um pé só

    *Como a ludicidade e o simbolismo nessa faixa são essenciais, o professor propõe essa sequência de uma forma divertida ou envolvendo em uma estória. Por exemplo, fazer três ursos (que dorme e acorda) + três gorilas bravos + dez metros da corrida do saci

    GAME (jogo que acontece depois do WOD)
    Coelhinho sai da Toca

    *Objetivos: desenvolver velocidade, força e equilíbrio

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    Exemplo de exercícios para crianças de 7 a 10 anos (40 minutos):

    WOD (tarefa do dia): 10 minutos fazendo essa sequência quantas vezes eles puderem
    4 flexões de braços + 8 agachamentos + 12 mountain climbers (corrida com as mãos no chão)

    GAME (jogo que acontece depois do WOD)
    Derruba Cones

    * Objetivos: desenvolver precisão, força e coordenação

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    Exemplo de exercícios para adolescentes a partir de 11 anos (50 minutos):

    WOD (tarefa do dia): 5 rounds
    10 metros de bear crawl (deslocar-se com as mãos e pés no chão) + 7 sit ups (abdominal completo) + 6 overhead walking lunges, segurando halteres (avanço com os braços acima da cabeça)

    CHALLENGE (desafio que acontece depois do WOD): três vezes
    30 segundos de prancha + 2 rope climbs (subir na corda)

    * Objetivos: desenvolver potência, força e resistência

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