De volta ao circuito, a peça Leonardo – o Pequeno Gênio da Vinci leva ao palco a infância do artista renascentista. A história, escrita por Ivan Fernandes em 2011, faturou na época quatro (de sete indicações) prêmios Zilka Sallaberry, sendo um deles para o ator Paulo Matias Jr., que vive o rapazinho do título.
Hoje com 31 anos, Paulo também é Hércules, personagem do humorístico Zorra Total, além de já ter participado de diversos programas para crianças, como a TV Globinho, o Sítio do Picapau Amarelo e a Turma do Pererê, da TVE. Mora no Humaitá, nasceu em Cascadura e aos 9 anos já era figurinha fácil em comerciais e peças de teatro. A formação foi em cinema, pela UNESA, mas sua arte ultrapassou as telinhas (confira abaixo o papo que batemos com ele).
Como foi a preparação para viver, e reviver, Leonardo da Vinci?
No início dos ensaios, procurei me informar sobre a vida dele, não só obras e invenções, mas também onde vivia, como era o cotidiano na época, etc. Também assisti alguns documentários e li um livro de Sigmund Freud. Mas como a peça aborda a sua infância, e a história tem poucos registros dessa fase, pude dar um pouco da minha cara ao personagem e deixar a criatividade rolar, o que foi ótimo.
Poderia contar um pouco sobre a rotina de ensaios?
Ensaiávamos quatro horas por dia, de segunda a sexta. No começo fizemos oficinas de máscaras, pois na montagem usamos muito esse recurso, e liamos muito a peça. Depois, o diretor Ivan Fernandes foi levantando cena a cena e montando o espetáculo.
Alguma situação que tenha te surpreendido ao longo desses três anos de apresentações?
A peça é muito interativa, a plateia participa bastante. Quando eu falo “a plateia” não me refiro apenas às crianças, mesmo sendo um espetáculo infantil, os adultos adoram e participam igualmente. Então sempre tem momentos divertidos, onde alguém acaba falando alguma coisa que nós atores não estamos esperando. Criança é muito sincera. rsrs…
Cada montagem guarda as suas particularidades ou todas seguem a mesma linha?
Nossa experiência com a peça é bem positiva. Vamos nos adaptando, inventando piadas novas para determinados tipos de locais. A peça se encaixa bem em qualquer teatro e para qualquer público. Já fizemos projeto escola, nos apresentamos em outros estados, nas comunidades e também para a “elite”. Em todos tivemos experiências bem positivas.
Como se divide entre as gravações na TV e a peça?
Uma loucura! Vou tentando encaixar os horários. Converso com a produção aqui, peço uma liberação ali. Para tudo dá-se um jeito. rsrs
Você tem um currículo rico na área infantil. Poderia destacar três trabalhos?
Muitos em teatro e televisão, podendo destacar: TV Globinho, na Rede Globo, que apresentei durante dois anos, Sítio do Pica Pau Amarelo, na Rede Globo, onde me diverti fazendo um Príncipe Rico, e A Turma do Pererê, na Rede Brasil, escrita por Ziraldo.
Na época em que apresentava a TV Globinho, disse em entrevistas que sabia tudo sobre os desenhos. Ainda assiste algum?
Tenho um sobrinho/afilhado de 1 ano, então no momento tenho assistido Peppa Pig, Backardigans e vídeos da Galinha Pintadinha. rsrs
Algum papel e mídia de preferência?
No momento tenho curtido muito fazer cinema. Estou no elenco de Vestido pra Casar, que será lançado em agosto, tem Leandro Hassum como protagonista e um elenco maravilhoso, e irei filmar agora Doidas e Santas, do diretor Paulo Thiago e com um elenco de primeiríssima.
O que ainda deseja realizar na carreira?
Fazer alguma novela.
E o que vem por aí? Algo programado para os próximos anos?
Estou no Zorra Total com um personagem que eu criei chamado Hércules, estou adorando esse momento e me dedicando a isso. Para o segundo semestre deste ano, tenho dois projetos confirmados para teatro.
Serviço Leonardo – o Pequeno Gênio da Vinci:
Quando? Sábado e domingo, 18h. Até dia 27.
Onde? Espaço Cultural Eletrobras Furnas — Auditório (Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. 2528-5166)
Quanto? Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h.
> A partir da semana que vem, o “nosso mundinho” entra de férias, mas volta com tudo em agosto. Até! = D