A segunda edição do Fórum da Diversidade de Paraty, que acontece no próximo dia 07/06 – das 09h às 18h- na Casa da Cultura Câmara Torres (Rua Dona Geralda, 194 – Centro Histórico) focará no acolhimento da população LGBTQIA+ local. O intuito do evento organizado pelo Paratodes Paraty é estimular políticas públicas para melhorar a vida de quem mora na cidade.
“Apesar de recebermos uma boa quantidade de turistas LGBTQIA+ percebemos que há ainda muito o que fazer para a inclusão na cidade. Pra isso buscamos estar mais próximos da população para entender as dores dessas pessoas”, explica Cristiana Fernandes, uma das fundadoras do projeto.
Com a experiência da primeira edição, realizada em 2022, com amplo debate entre poder público, ONGs, representantes de entidades e a sociedade civil, os organizadores perceberam demandas como o reconhecimento do uso do nome social, acolhimento das escolas, na rede pública de saúde, dentre outros setores. A partir disso criaram uma agenda propositiva de debates para a segunda edição.
Um dos resultados do primeiro Fórum da Diversidade de Paraty será apresentando na nova edição. O projeto de lei municipal de Punição à LGBTfobia, apresentado pela vereadora Pofessora Flora (PT) está em processo de votação. Também será proposto a criação de um ambulatório exclusivo pro público LGBTQIA+.
Ao longo do dia serão debatidos temas como Empregabilidade, Educação, Turismo, Cultura, Segurança Pública e Saúde focados na comunidade queer. Segundo Alexandre Carvalho, também fundador do Paratodes Paraty, um passo importante para a cidade: “Queremos prosseguir com passos na direção de mais segurança e melhor acolhimento”.
Entre os nomes confirmados para os debates estão o chef e ativista Lucas Corraza; André Souza Brito, juiz do TJRJ; a empresária Anna Paula Barreto; Luiza Lemos, autora do HQ Deby Dreamwalker; o empresário de comunicação Alberto Martins; Alex Bernardes, diretor da LGBT+ Turismo Expo; entre outros.
A inscrição para participar do Fórum da Diversidade Paraty é gratuita e online.