O MetrôRio recebeu o prêmio Diversidade em Prática, organizado pela Blend Edu – startup especializada em diversidade e inclusão – na categoria “Comunicação Inclusiva”, com suas campanhas do Programa de Diversidade de 2022 e 2023. As outras empresas que concorriam ao prêmio eram Google, Reserva, Lab 678 e Synergia.
Um dos destaques para a conquista foram as “Escadas da Diversidade”, instaladas nas estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. A a empresa vestiu os locais com as cores do arco-íris e veiculou mensagens de apoio à luta pela igualdade de direitos em suas comunicações internas.
“É motivo de orgulho ver que as nossas campanhas de comunicação voltadas aos colaboradores e clientes são reconhecidas como boas práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e vão inspirar outras instituições”, celebrou Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
Outras inciativas que ajudaram a concessionária na conquista foram o o ‘Diversiquê’, um glossário da diversidade para desconstrução de expressões preconceituosas do cotidiano, com orientações sobre uma comunicação mais respeitosa e inclusiva; a campanha “Cancele o Racismo”; e campanha de sensibilização e combate à violência contra a mulher.
O prêmio ‘Diversidade em Prática’ conta com oito categorias, são elas: Comunicação inclusiva, Cultura inclusiva, Educação e Empoderamento, Estrutura Interna, Infraestrutura e Processos, Liderança inclusiva, Negócios Inclusivos e Representatividade, além da categoria Top of Mind #DiversidadeEmPrática, que teve votação popular para entender qual é a empresa ou marca mais lembrada ao se pensar em empresas referência em diversidade.