É hora de curtir a folia, mas com responsabilidade. Aproveitando o período do carnaval, diferentes organizações farão ações de prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com distribuição de camisinhas e material informativo.
“A campanha de carnaval é fundamental. Passamos informações importantes aos cidadãos sobre como evitar as ISTs e o que fazer caso ocorra”, explica Carlos Tufveson, Coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro. As equipes estarão presentes nos principais blocos da cidade e Sapucaí.
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS-Rio), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, irá colocar nas ruas agentes promotores de saúde distribuindo materiais educativos sobre prevenção, uso de profilaxia pós-exposição (PEP) e pré -exposição (PrEP), além de preservativos femininos e masculinos.
Já o Grupo Pela Vidda RJ, além de distribuir materiais informativos, camisinhas masculina e feminina e gel lufricante, também disponibilizará 400 testes rápidos para triagem do HIV com amostra de fluído oral. A tenda da prevenção estará em diferentes pontos do centro da cidade ao longo do carnaval.