A folia acabou no último fim-de-semana e os primeiros dias na sequência deram aquele gosto amargo de ressaca de carnaval, quando ficamos tristes em imaginar que precisaremos esperar um ano para viver esse momento mágico novamente. Por que amamos o carnaval a esse ponto de ter dificuldade em desapegar da festa? É este o questionamento de um projeto audiovisual.
Criado por Preto Viana, ator que esteve recentemente em Terra e Paixão, da TV Globo, e na série Os Outros, da Globoplay; em parceria com o fotógrafo Pablo Grotto e o visagista Rafael Maca, “Carnaval de Mim” é um ensaio fotográfico e também um curta metragem disponível no youtube (clique no link para assistir).
“Cheguei a conclusão que carnaval é um sentimento e não apenas 4 dias no ano. A gente emana essa energia afetiva que é o carnaval. Por isso procuramos lugares no Rio para fazer as imagens em que acontece a festa, mas que o Carnaval está presente mesmo fora da época, afinal ele está dentro da gente”, explica o ator. Tudo isso foi sendo construído como resposta em sua cabeça enquanto curtia a folia: “Ser pernalta, inclusive, me fez ver o carnaval com outro olhar, daquela altura”.
Preto acredita que as limitações sociais e políticas, do que é certo ou errado, fazem com que todo mundo tenha vontade de ser algo que só consegue expressar no período do carnaval. “Passamos quatro dias externando essa nossa verdade e de repente aquilo acaba. Por isso ficamos com a ressaca pós-carnaval e aquele vazio que começou o ano pra valer”, finaliza.