Um seminário online no próximo dia 31/10, às 19h30, irá debater sobre os espaços de resistência LGBT nas periferias do Rio. Intitulado “(R)existência LGBTQIA+ nas periferias” o evento terá transmissão com transmissão nos canais das instituições parceiras no YouTube. A iniciativa é da TriboQ com a Uniperiferias.
O esporte, a conscientização, a sensibilização e o entretenimento serão as principais pautas debatidas. Beni Falcone, sócio fundador da Tribo Q, ressalta a importância da programação: ““Fomentar o esporte, a conscientização e o lazer como meios de inclusão social de pessoas LGBTS nas periferias, além de refletir sobre como e quais políticas públicas garantem ou podem contribuir para uma maior integração de pessoas LGBTQIA+ na metrópole e nas regiões do estado do Rio de Janeiro, mostram a suma importância desta ação para a Maré e para a comunidade LGBTQIA+”.
A Coordenadora Pedagógica da UNIperiferias, Heloísa Melino, acredita que o seminário irá ampliar e aprofundar a atuação e integração ao território onde nasceu e é sediada a organização. “Estamos confiantes que é pelas vias do afeto e da solidariedade que novos mundos são possíveis e, sem dúvida nenhuma, os espaços de formação e diálogo, assim como os de esporte, cultura e lazer, são fundamentais para essa trajetória”, explica.
O projeto prevê ainda atividades presenciais na Favela da Maré. Um jogo de futebol entre os times Trans United FC e Mariellas FC, apresentações de DJs, slammers e uma competição de ball acontecerão em datas que serão confirmadas nas próximas semanas pelos organizadores. Tudo isso também tem a parceria da Casa Resistências e Intercity Hotels.