A expressão “beijinho no ombro” já era utilizada pela comunidade LGBTQIA+, mas há dez anos atrás furou a bolha e ganhou espaço nacionalmente com o lançamento da primeira musica de trabalho de Valesca Popozuda em carreira solo. Comemorando a década de sucesso, a cantora falou com a coluna sobre a importância da comunidade queer para seu trabalho.
Já na época da Gaiola das Popozudas Valesca tinha um público LGBTQIA+ fiel. O que não imaginava é que ao fazer a seleção para a música de lançamento de sua carreira solo encontraria em uma expressão usada pela comunidade a grande explosão de seu trabalho.
“Tenho um amigo que sempre que a gente se ligava dava beijinho no ombro. Quando escutei o refrão da musica tive certeza que era ela a que me lançaria em carreira solo”, lembra Valesca. Mesmo assim o sucesso não era garantido. Apesar da boa recepção dos fãs em shows, quando testava a música, recebeu desconfiança de alguns DJs por ser uma versão que trazia um funk mais pop.
Em uma época que as redes sociais não tinham a potência de divulgação, o público LGBTQIA+ abraçou a musica e ajudou a transformar “Beijinho no Ombro” num sucesso.
Para Valesca foi resultado da ligação com seus fãs. “Sempre tive esse público na minha vida, desde a Gaiola. Lá atrás eu já levantava essa bandeira e isso fez com que eles permanecessem comigo até hoje. Acho que é resultado da troca que temos, do carinho e, principalmente, respeito que tenho por eles”, explica. A cantora acredita que a troca com os fãs da comunidade sempre foi de uma forma carinhosa. “Sempre ensinei eles a encarar o mundo. Acho que eu ajudei eles e eles me ajudaram”, finaliza.
Para celebrar os 10 anos de sucesso da carreira solo a artista está cheia de novidades. Lançou recentemente um feat com o MC Kevin O Chris. No próximo dia 19/10 será a vez de um novo single com Dennis DJ, onde promete relembrar o funk dos anos 2000. “Está voltando o tamborzão raiz. Quem curtia vai poder recordar e quem é novo vai viver o que estamos revivendo”, explica.
Valesca ainda anunciou que fará um show com Tati Quebra Barraco no Rock The Mountain, nos dias 04 e 11 de novembro, e prepara mais uma edição do seu projeto “Carnavalesca”. Tudo isso, claro, contando com o suporte dos fãs LGBTQIA+.