Estreia agora em dezembro no Cana Futura e na Globoplay uma websérie sobre inclusão LGBT na escola. “Conversas que Inspiram” reúne a cada episódio representantes de cada letra da sigla da comunidade para conversas sobre como tornar o ambiente escolar mais inclusivo.
“Quando ouvimos os depoimentos e conversas ainda no set de gravação, percebemos que o projeto era muito maior do que havíamos pensado. Sabíamos que o resultado da série não eram os números, mas o impacto que ela teria ao chegar nas salas de aula espalhadas pelo país”, explica Bruno Ferreira, um dos produtores executivos da série.
Junto com Daniel Leal, que também assina a produção executiva, teve a preocupação de selecionar uma equipe LGBTQIA+ para que a inclusão fosse presente no projeto e a diversidade mostrada na frente das câmeras também se refletisse por trás.
Os depoimentos emocionantes criados a partir da conversa de pessoas de diferentes gerações sobre suas experiências no ambiente escolar falam de forma leve e didática a realidade de pessoas da comunidade dentro de sala de aula. Um papo importante já que, segundo levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia, 73,8% dos estudantes LGBTQIA+ brasileiros relataram ter sofrido bullying nas escolas e 60% afirmaram já ter sofrido algum tipo de agressão física.
O reconhecimento do projeto foi imediato, com “Conversas que Inspiram” conquistando três indicações e o prêmio de Melhor Web Série Educacional no Rio WebFest; além do reconhecido pelo Prêmio LED como umas das 15 iniciativas de educação mais inovadoras do Brasil. A série também foi apresentada durante o Summit Global do It Gets Better Project, realizado no Canadá.
O resultado é a confirmação de uma segunda temporada, dessa vez com foco em empregabilidade e mercado de trabalho, que tem previsão de estreia para o primeiro trimestre de 2024. A estreia no Canal Futura é amanhã (08/12), às 21h40, mas a série também está disponível na Globoplay.