Não existe melhor lugar no mundo para se trabalhar do que uma escola. Para os alunos e para todos os adultos – dos funcionários aos professores – a escola é um lugar alegre e prazeroso, onde a curiosidade é incentivada para favorecer a construção de conhecimentos a partir da reflexão sobre a realidade.
A escola se renova a cada ano porque os alunos crescem e, de crianças pequenas, se transformam em adolescentes e jovens adultos, o que cria um ambiente dinâmico, ágil, buliçoso, para onde a meninada traz um mundo diferente a cada geração.
Ser professor é um privilégio. É ele que cuida do futuro da sociedade ao preparar as novas gerações para a vida adulta. Embora no nosso país seu ofício seja tão pouco reconhecido, o professor faz a diferença na vida das crianças, causando mudanças duradouras, encantando o aluno para o conhecimento, para a possibilidade de interpretar o mundo e agir sobre ele de forma autônoma.
Uma sala de aula é um lugar efervescente de aprendizagens porque o professor não é apenas um transmissor de conteúdos. Ele apoia e se importa com o desenvolvimento das diversas habilidades dos alunos, desde as sociais, como conviver com os outros e solucionar conflitos, até a construção do conhecimento intelectual e moral, além de provocar a capacidade de pensar cada vez com mais complexidade e relacionar saberes, de argumentar, gerenciar o tempo e se concentrar para realizar uma tarefa.
O professor não tem um trabalho monótono. Os dias na escola variam muito, mesmo quando é preciso dar um único conteúdo em diversas turmas. A cada uma se encontram novas personalidades, novas dúvidas, novas reações e surpresas. E o próprio professor traz suas características, temperamento e predileções, que compartilha com os alunos, o que revigora a atmosfera da turma.
O professor não para de estudar. Precisa estar atualizado sobre as pesquisas que tratam da capacidade humana de aprender, sobre as possibilidades das tecnologias digitais para a aprendizagem e acompanhar os eventos históricos que se desenrolam em tempo real. Está sempre em busca de novas maneiras de engajar os alunos nas possibilidades do pensamento e do conhecimento.
Não se pode admitir a redução do investimento em educação e saúde públicas para diminuir gastos governamentais. Homeschooling (a educação doméstica), a economia na merenda escolar (num país pobre onde, muitas vezes, a merenda da escola é a única refeição da criança), não investir na infraestrutura das escolas nem na formação dos professores, todas são medidas que comprometem o futuro do país.
A pandemia mostrou que um mundo sem professores também fica sem economia, porque os pais não podem trabalhar se os filhos não estiverem na escola. Os professores ajudam os adolescentes a desenvolverem sua identidade e responsabilidade de modo autônomo, junto com seus pares; protegem os jovens de intimidação ou de se tornarem agressores; apoiam a construção do sentimento de pertencimento a uma sociedade; ajudam os alunos a expressarem suas ideias, a ouvir os outros, a dar a vez e respeitar as diferenças. É com os professores que os jovens conversam sobre assuntos muitas vezes delicados de tratar em casa com a família, como racismo, preconceito, mudança climática e Holocausto. Os alunos recorrem aos professores quando não conseguem resolver suas questões, tanto sociais quanto intelectuais.
Ser professor não é um ofício simples. Educar é complexo e trabalhoso, exige saber específico, planejamento e dedicação intensa. Muitos reconhecem recompensas intangíveis na profissão, como a percepção do momento em que um aluno entendeu um conceito e também o convívio divertido com crianças e adolescentes, pelas coisas engraçadas que dizem, as histórias que contam, as perguntas sagazes que surgem; são pequenas alegrias que criam memórias afetivas para sempre.
O professor faz diferença na vida dos alunos com a amplitude de seu papel e função na sala de aula. Como educar é muito mais do que transmitir um determinado conteúdo, na verdade o professor cuida do futuro da sociedade, com a função de zelar pelo desenvolvimento de pessoas bem informadas e sensatas, que valorizem a cultura, que saibam pensar e raciocinar, que percebam a importância do outro na sua vida, para que se tornem adultos solidários, empáticos e inovadores. Por sua vez, estes adultos solidários, empáticos e inovadores vão fazer diferença na sociedade ao agir de modo positivo e criativo para torna-la justa, acolhedora e tolerante.
No futuro, algumas ocupações podem vir a ser substituídas por artefatos tecnológicos, mas sempre haverá a necessidade de professores qualificados. É difícil imaginar um mundo sem professores e está na hora de reconhecer o lugar de importância que têm no centro da sociedade.
Obrigada, Professor! Que seu dia seja muito bem comemorado!