Férias no Rio: 5 programinhas fora do óbvio!
Que tal pensar em algo diferente para fazer na Cidade Maravilhosa? Anote aí as opções que prometem fazer sucesso em casa!

Visitar a Ilha Fiscal
Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, visitar a Ilha Fiscal é ter uma verdadeira aula de história. Por lá, há salas expositivas, embarcação de pequeno porte e muitas descobertas. O deslocamento até o ponto turístico pode ser feito de microônibus ou de escuna, a depender das condições climáticas no dia. No mês de janeiro, as visitas acontecem de terça a domingo.
O ingresso pode ser adquirido presencialmente no Espaço Cultural da Marinha, local de embarque, ou pela internet. Menores de dois anos não pagam. Se tiver um tempinho a mais, não deixe de dar uma voltinha também no Espaço Cultural da Marinha e o Museu Naval, que ficam ali pertinhos.
Brincar de detetivão da vida real
O Escape 60’, pioneiro em jogos de fuga presenciais e online no Brasil, nada mais é do que um detetivão da vida real. A ideia é que os participantes desvendem as pistas para, enfim, revelar o grande mistério em até 60 minutos. Em caso de desistência ou necessidade especial, há um botão de emergência dentro da sala. A quantidade de jogadores varia, podendo chegar a até 20 jogadores. No Rio, é possível brincar em Copacabana e na Barra. O valor é de R$ 119,90 por pessoa.
Participar de atividades em uma escola de magia
Você sabia que é possível mergulhar em um mundo de bruxas e feitiços em plena zona sul? A Escola de Virtudes Mágicas, que funciona em um (quase) esconderijo dentro do Clube Germania, na Gávea, oferece colônia de férias e uma série de atividades para os pequenos interessados no tema, como zoomagia e aula de poções. Para participar, precisa entrar em contato através do telefone 21 97292-9193.
Acampar no meio da natureza
O Acampamento Vagalume acaba de abrir novas datas em janeiro para pessoas entre 10 e 15 anos. Durante quatro dias, os participantes – limitados a 16 acampantes -, são estimulados a criar vínculos de amizade, aprimorar a criatividade e fortalecer a autonomia em matas e florestas próximas à capital. Se você busca oferecer muita natureza e tempo de qualidade para os pequenos, vale ficar de olho durante todo o ano. Inclusive, eles promovem encontros mensais para que toda a família se divirta junto e acampamentos para menorzinhos na Fazenda Alegria, em Vargem Pequena. Mais informações: contato@acampamentovagalume.com.br.
Explorar uma trilha com direito a cachoeira
Localizada na Floresta da Tijuca, a Cascata Gabriela tem como recompensa um refrescante banho na chegada. Considerada de fácil acesso, é uma ótima opção, principalmente pela caminhada segura. Já quem não faz questão de cachoeira, há outras duas trilhas na zona sul que tem um ‘pote de ouro’ no final: a do Parque da Catacumba, que após 30 minutos de andança, os pequenos encontram tirolesa e outras atividades radicais; e a do Morro da Urca, que tem subida suave e uma vista maravilhosa da cidade. E o melhor: acesso gratuito ao ponto turístico!
.
.
.
Siga @programinhacarioca para mais dicas!