Paraty com crianças: o que fazer na charmosa cidade história
A cidade é incrivelmente charmosa, perfeita para quem quer desacelerar e entrar em contato com a natureza
Engana-se quem pensa que o destino é feito para adultos. Localizada há cerca de 240km do Rio, a cidade é um encanto. Escolhemos ficar no charmosíssimo Sandi Hotel, instalado em um imponente casarão do século XVIII e muito bem localizado no Centro. Tudo impecável, não à toa o exclusivo empreendimento figura entre os 73 do país com o selo Roteiros Cheios de Charme – que se baseia em um rígido critério de qualidade e responsabilidade socioambiental. Com apenas 28 elegantes e confortáveis acomodações, a hospitalidade e a excelência nos serviços se fizeram presente em todo o momento. Aprovadíssimo!
Idealizada pelo empresário Alexandre Adamiu, presidente da Paris Filmes, o local encantou os adultos e as crianças. E, pasmem, apesar de não ter um espaço kids ou monitoria infantil, a convidativa piscina, a jacuzzi e o ofurô garantiram a diversão dos pequenos, que custaram a topar se despedir de lá para conhecer os arredores. Destaque para o café da manhã e o chá da tarde, servidos como cortesia aos hóspedes, com itens sempre fresquinhos e deliciosos, e para a famosa Gelateria Miracolo, que fica ali do ladinho.
Famosa pelo seu centro histórico, considerado pela UNESCO como ‘o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso’, Paraty realmente é uma cidade especial que preserva suas ruas com paralelepípedos (único ponto negativo, a meu ver, é a falta de acessibilidade) em meio a um interessante comércio e muitas expressões culturais. É um lugar que respira natureza e arte.
Mas então, o que fazer em Paraty com crianças? Separamos algumas dicas que deram certo por aqui. Prepare a mala, escolha bem a hospedagem – a gente indica mil vezes o Sandi Hotel –, desacelere e boa viagem!
Ir à Fazenda Bananal
O parque é uma verdadeira imersão na Mata Atlântica. Por lá, além de trilhas, exposições e oficinas lúdicas infantis, os visitantes ainda encontram um restaurante orgânico maravilhoso. Com o conceito ‘do campo para a mesa’, o cardápio explora a deliciosa culinária caiçara. Tem estacionamento e fica a 20 minutos, de carro, do Sandi Hotel. Os ingressos para a visitação custam R$ 60 (inteira).
Ter uma aula de cerâmica
A cidade respira artes e, claro, precisávamos vivenciar isso. Em uma das portinhas coloridas do ladinho do hotel, fica o ateliê do paciente ceramista e escultor Felipe Alcantara. Ali, durante boa parte de uma manhã, eu e as crianças aprendemos a manusear a argila e tivemos uma verdadeira experiência terapêutica de produção de peças. E, quer saber? A gente amou colocar a mão na massa! Se você topar também, basta reservar diretamente na recepção do hotel.
Que tal um passeio exclusivo?
Com a facilidade de ter um ponto de atendimento dentro do próprio hotel, a agência Néctar Experience oferece uma série de atividades na região, como circuitos de arvorismo, passeios de barco, mergulho e trilhas. Optamos por um passeio de jipe, privativo apenas para nossa família, com direito a visita a lindas cachoeiras e alambiques. Foi um dia cheio de experiências e histórias para contar! O tour custou R$ 900 (valor total).
Praia, praia e praia
Anote esses nomes: Praia do Sono, Praia da Ponta Negra e, em caso de crianças maiorzinhas e com mais fôlego, a dica é a trilha de 45 minutos para o Pico do Mamanguá. Não esqueça o repelente, o protetor solar e a garrafa de água.
.
.
Siga @programinhacarioca