A ebulição da hotelaria carioca: novidades e lançamentos previstos
Cem anos do Copacabana Palace, 50 do Arpoador, retomada das obras do Sofitel Ipanema... estímulos não apenas para turistas, mas também para os cariocas
A hotelaria carioca está fervilhando! Os hotéis no Rio de Janeiro estão com ocupação altíssima e já não dependem de réveillon ou carnaval para ver suas habitações e corredores cheios. Independentemente de sua categoria, os hotéis conseguiram se reinventar, são palcos de múltiplos eventos e vários deles têm a gastronomia como uma grande atração. Além disso, inúmeras novidades estão por vir.
A volta da obra do Sofitel
A maior delas é a retomada da obra do antigo Sofitel, fechado desde 2019. Segundo Charles Boissonnet, diretor geral da AccorInvest na América Latina, a primeira fase da reforma foi reiniciada no dia 31 de Julho e está focada na parte estrutural do hotel, que vai ser 100% renovado até 2024. “Isto só reitera a força do setor hoteleiro, que certamente trará de volta um ícone da orla carioca”, afirma Charles. O hotel foi inaugurado primeiramente como Caesar Park, em 1978, tendo sido o primeiro cinco estrelas de Ipanema, com uma vista cinematográfica, que continua imbatível! Lembrando que a AccorInvest tem ainda em seu portfólio os hotéis Fairmont Copacabana, Santa Teresa MGallery, além dos beach clubs e restaurantes Tropik e Sel d’Ipanema.
Os 100 anos do Copa
Enquanto isso, o mais clássico resort urbano do Brasil, o Belmond Copacabana Palace, festeja seu centenário com várias comemorações, como shows de Gil e Alok. Além disso, a área da piscina está mais uma vez renovada, com projeto do arquiteto Ivan Rezende, que criou novos guarda-sóis verdes, espreguiçadeiras e tecidos personalizados tropicais, inspirados na época áurea do hotel. Foi ele quem (re)desenhou o histórico teatro Copacabana Palace, em 2021. A fachada também passou por um minucioso processo de recuperação, que tem como um dos objetivos preservar a relevância histórica do edifício. Enquanto isso, o time de chefs da casa, liderado por Nello Cassese, tem recebido chefs aclamados internacionalmente para promoverem jantares no “Master Series”.
Meio século do Hotel Arpoador
Já o hotel boutique de luxo Arpoador se prepara para as celebrações de meio século no ano que vem, e várias surpresas já estão programadas. Um dos proprietários, Daniel Gorin nos dá uma panorama do momento atual: “a reforma total feita e a reinauguração do Hotel Arpoador em 2019 – projeto elaborado pelo carioca Thiago Bernardes – nos posicionaram como um dos hotéis lifestyle mais queridos da cidade. Estamos com uma das taxas de ocupação mais altas da história, o que reafirma a retomada do turismo nessa cidade que, além de maravilhosa, tem vocação para receber bem. Ampliamos recentemente a gama de serviços oferecidos tanto aos hóspedes quanto ao público local, como com a inauguração do Maré Spa, que oferece massagens e terapias wellness em nosso terraço, e os eventos no Arp bar, dos quais cito o ´Noites Gostosas´, com jazz ao vivo, coquetéis de cachaça Pindorama e petiscos no carvão, e o ´Ao Luar´, quando convidamos bartenders de outras casas, inclusive de fora do Rio.”
Aliás, o hotel familiar oferece um dos cafés da manhã mais disputados da cidade, servido até meio-dia na calcada de uma das praias mais famosas e cantada a sete ventos mundo afora. Aberto a não hóspedes, ele oferece vista de tirar o fôlego para o morro Dois Irmãos e para a Pedra do Arpoador – não por acaso, foi eleito como o melhor visual do Rio de Janeiro, pelo Comer e Beber 2020. Ele está inclusive com novo menu, elaborado pela chef Ale Maidana, à frente também do Quitéria, no irmão Ipanema Inn. Daniel ainda complementa dizendo que é muito emocionante chegar a meio século de história em um mercado que está em constante evolução e que o segredo está justamente nos valores, que mesmo bem enraizados, estão presentes no nosso dia-a-dia, sobretudo no respeito à sustentabilidade. “Sempre pautamos o nosso sentido de existência por valores e práticas que viabilizam diretamente a condição de permanência dos recursos humanos e naturais”, diz ele.
A renomada gastronomia do Fasano
No vizinho de luxo na Av.Vieira Souto, a novidade é o Fasano Caffè, novo espaço no primeiro andar do hotel, totalmente reformulado, e que além de oferecer a primeira refeição do dia, também pode ser reservado nos períodos da tarde e da noite para eventos privativos. São 165m² divididos entre salão e área externa, com mesas ao ar livre e até uma pequena vista para o mar, com capacidade para 90 pessoas. O chef executivo Luigi Moressa elaborou um novo menu, com buffet variado e também seleção de pratos à la carte. Enquanto isso, o italiano Gero segue se afirmando como um dos mais prestigiados restaurantes de fine dining do Rio.
O elegante Emiliano
Pertinho dali, o Emiliano, com sua esplêndida vista para a Praia de Copacabana e endereço do restaurante Emile – comandado pelo chef Camilo Vanazzi e ganhador do melhor restaurante francês do Rio pelo Comer e Beber de 2020 – segue com jantares da lua cheia de absoluto sucesso. E na parte de entretenimento, os shows da sala Charles, no térreo, abertos para não hóspedes, têm lotado, como o do cantor Silva, que acontece nos dias 18 e 19 de Agosto. A próxima apresentação será do paulistano Nando Reis, já confirmada no dia 27 de outubro e que promete fazer tremer o chão do elegante hotel.
Por fim, estamos muito bem servidos de hotéis que vivem se recriando e que, além de seduzir hóspedes domésticos e internacionais, viraram ponto de encontro de nós, cariocas, que aos poucos vamos descobrindo que eles não são apenas para turistas, como acontece nas principais metrópoles globais, onde os hotéis são importantes polos de negócios e encontros de várias naturezas. Afinal, desfrutar de uma gastronomia de ponta, apreciar um visual estarrecedor, ser bem servido e até, quem sabe, fazer uma staycation, podem ser privilégios do próprio morador do Rio. E por que não?
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!