A gastronomia no Rio nunca esteve tão acelerada. Novos restaurantes têm sido abertos semanalmente, e está até difícil ficar atualizado com tantas opções. Na Zona Sul, estamos literalmente bem servidos com casas de culinárias e estilos diversos. Já são onze abertos, e pelo menos quatro estão por vir. O chef Elia Schramm (Babbo) em breve vai abrir em Ipanema um pan asiático que vai unir o melhor da gastronomia japonesa, com ajuda do empresário Menandro Rodrigues (Haru) e uma cozinha quente chinesa. “Meu restaurante vai contar a história do Marco Polo, comerciante veneziano e a rota da seda, e brincar com a polêmica da origem da massa: Itália ou China”. A previsão é de abertura é para o fim de Agosto e começo de Setembro e a capacidade será de 120 lugares.
Outro chef que está muito empolgado com suas duas novas casas prestes a abrirem é Thomas Troigros. “Meus dois novos restaurantes serão em um mesmo lugar, em Ipanema, mas com propostas bem distintas. O Totó, que era o apelido do meu avô Pierre Troisgros, terá uma cozinha do dia a dia, com coisas que gosto de comer, com técnicas francesas, mas com ingredientes e influências do mundo. No andar de cima, a proposta do Oseille é mais gastronômica, apenas para 16 pessoas”. Enquanto isso, o jovem Pedro Coronha vai inaugurar seu primeiro restaurante, mas o conceito ainda está indefinido. Será mais uma casa em Ipanema e se chamará Koral. A previsão é para outubro.
Em meio a tanta oferta, segue uma triagem de algumas das novidades dos últimos tempos que merecem atenção. Então, é só ler com cuidado, fazer seu print, mandar pros amigos e escolher qual você vai conhecer primeiro! A lista está em ordem alfabética, e não de preferência ou importância, para facilitar a vida.
CANTINA DO CLAUDE
O mais novo restaurante italiano do chef Troisgros fica anexo ao Chez Claude, no Leblon, e é uma homenagem às suas raízes italianas, trazendo receitas inéditas de memória afetiva, e também criações do chef, que já está há 42 anos radicado no Rio de Janeiro! Ou seja, comfort food de primeira, executada com muita competência pela chef Jessica Trindade, que comanda o dia a dia da casa de excelente custo-benefício.
📍End: Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon
CÀM O’N
A casa comandada pela chef Ana Carolina Garcia tem dois andares, data de 1940 e teve sua estrutura e piso original preservados. O Càm O´n (que significa “Obrigado” em vietnamita) logicamente tem pratos apimentados – e um letreiro neon em cima da cozinha aberta anuncia: “Sweet, salty, sour & spicy” (doce, salgado, ácido e picante). Mas quem não é tão fã de comida spicy não precisa se preocupar. É só avisar, que saem da cozinha pratos mais moderados.
📍End: R. Visc. de Caravelas, 111 – Botafogo
ELENA
O badalado Elena é a sensação do momento no Rio! O novo bar e restaurante no Jardim Botânico fica em uma das casas mais antigas do Horto, totalmente reformada, com cinco ambientes distintos, divididos em dois andares. O asiático é comandado pelo experiente chef Itamar Araújo, que já passou pelo estrelado Mee, restaurante do Belmond Copacabana Palace. Enquanto isso, quem assina os drinques do Gogo Bar é o premiado mixologista Alex Mesquista.
📍End: Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico
EMPORIO JARDIM NA CASA FIRJAN
O novo espaço deste premiado café da manhã está um sucesso absoluto, em um palacete histórico, cercado de belíssimos jardins. Criado há nove anos pelas três sócias, a empresária Branca Lee e as chefs Paula Prandini e Iona Rothstein, o Empório Jardim foi pioneiro no conceito de servir café da manhã o dia inteiro, com pães artesanais, bolos, salgados e doces autorais. Desta vez, são dois ambientes distintos e aconchegantes, com capacidade para até 90 pessoas.
📍End: R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo
KATZ-SU
Assinado pelo premiado chef Bruno Katz, o novo asiático do Jardim Botânico chega com ambiente descolado, e uma mistura de sotaques brasileiros e orientais no cardápio! A carta de drinques é assinada pelo craque Daniel Estevan, e a decoração é toda no estilo industrial, com tubulações aparentes, pé direito alto, aço nas cadeiras e alumínio na fachada. Entusiasta da cozinha oriental, Bruno Katz já usava ingredientes e técnicas em alguns preparos nas outras casas que comanda (Nosso e Chanchada) e, agora, consegue dar protagonismo a uma das culinárias de que mais gosta.
📍End: Rua Von Martius, nº 325, loja F – Jardim Botânico
ÏT
O ÏT é mais uma aposta do Grupo Trëma (também à frente do recém-aberto Rudä, Maskä, e Izär, em Ipanema, e do vizinho Brasserie Mimolette). O cardápio reúne a gastronomia de diversas regiões da Itália, fruto de pesquisas e experiências do chef Luciano Ramos. No quarto piso do Shopping Leblon, o ambiente tem decoração clean e elegante, além de uma vista de capotar do Cristo Redentor! Ou seja, mais carioca impossível! O salão, com capacidade para 70 pessoas, tem ainda um bar e uma adega. Mas claro que os assentos mais disputados são perto do janelão com vista para a Lagoa.
📍 End: Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – 4º Piso
OCYA
Depois do tremendo sucesso na Barra, na Ilha Primeira, o premiado restaurante de peixes, comandado pelo chef e pescador Gerônimo Athuel, especializado em frutos do mar, chegou à Zona Sul. Gerônimo é conhecido por se dedicar à intensa pesquisa de técnicas de conservação e maturação de espécies marinhas, além de priorizar a pesca consciente e seletiva. Ou seja, espere novos cortes, formatos e apresentações, que certamente fazem o Ocyá se diferenciar de outras casas. Ele consegue valorizar pescados que dificilmente encontramos em outras casas, como, por exemplo, sororoca, faqueco, guaivira e carapeba.
📍End: Rua Aristides Espinola, 88 – Leblon
NÔA
O mediterrâneo fica em uma esquina movimentada de Ipanema, em plena Garcia d’Ávila, numa charmosa casa dos anos 30, e vizinho do Via Sete, restaurante do mesmo grupo. No cardápio, a aposta é de uma alimentação mais saudável, com foco em azeite, sal e pescados. O ambiente acolhedor do Nôa conta com guardanapos pendurados no teto da varanda, e, na decoração, artes autorais que tiveram curadoria da designer Paola Vilas.
📍End: Rua Garcia d’Avila, 135 – Ipanema
RUDA
O restaurante de comida brasileira em Ipanema fica no número 118 da badalada Rua Garcia D’Ávila, em uma casa tombada dos anos 30. Com influências sobretudo das regiões Nordeste e Sudeste, o chef Danilo Parah traz receitas inspiradas em criações da sua mãe e avó, mas com toques contemporâneos. Portanto, uma gastronomia afetiva, repleta de memórias, com releituras sofisticadas. Na mitologia tupi, Rudä, significa Deus do Amor. Ele tem ambiente refinado, mas acolhedor, com vários espaços distintos nos dois andares da casa, com direito a bar e varanda.
📍End: Rua Garcia d’Ávila, 118 – Ipanema.
SALI
O nome do restaurante mediterrâneo no Leblon vem em referência à salicórnia, aspargo marítimo comum na região, que também existe no Brasil. Na badalada Dias Ferreira, a casa faz um passeio por vários países, como Marrocos, Líbano e Itália, porém com um toque de brasilidade e com a herança francesa do premiado chef executivo Ricardo Lapeyre. Para a operação diária, Ricardo – que está envolvido em vários projetos – chamou o amigo e chef João Skroch, com quem trabalha há cinco anos e passou pelo Laguiole, Escama, Hills e Arab. O ambiente é elegante e acolhedor, com tons claros que remetem às casas mediterrâneas, com teto de biribas de madeira e luz vazada como uma claraboia.
📍End: Rua Dias Ferreira, 78 / Leblon
SOUTO
O mais novo bistrô em Ipanema, dentro da Casa de Cultura Laura Alvim, é comandado pelo renomado chef francês Frédéric Monnier, que tem a proposta de integrar gastronomia e arte. No cardápio, pratos elaborados com técnica francesa, mas sabor brasileiro. Com ambiente sofisticado, de frente pra praia, mas sem perder o estilo despojado carioca, ele é ideal para um almoço ou jantar, encontro com amigos ou até mesmo uma reunião de negócios. De entrada, aposte no clássico steak tartare, feito com carne crua – picada na ponta da faca – , muito bem temperado, e que chega à mesa acompanhado de batatas fritas (R$45). De principal, polvo grelhado com copa defumada, batata sauté, ervilha e vinagrete do Brasil (R$89). 📍End: Av. Vieira Souto, n° 176 – Ipanema.
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!