Imagem Blog

Renata Araújo

Por Renata Araujo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!

Buenos Aires: 48 horas de diversão e cultura

O melhor da gastronomia, drinques premiados e programas imperdíveis na capital argentina

Por Renata_Araújo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jan 2025, 14h39 - Publicado em 15 jan 2025, 14h32
48 horas em buenos aires
A Floralis Generica é um dos principais símbolos de Buenos Aires (Renata Araújo/Divulgação)
Continua após publicidade

Buenos Aires é uma cidade vibrante, onde a cultura, a culinária e a história se encontram em cada esquina. Se você tem apenas um fim de semana para explorar a capital portenha, não se preocupe: com o planejamento certo, é possível viver experiências memoráveis! Desde desfrutar da premiada gastronomia local – que está super em alta – até se perder nas ruas charmosas da cidade. Mesmo que o câmbio agora não esteja tão favorável para nós, a cidade ainda continua um destino acessível e com muito a oferecer! Portanto, leia este roteiro imperdível para aproveitar ao máximo o seu tempo em Buenos Aires.

Conhecer o melhor restaurante da América Latina

Buenos Aires se tornou um ponto de convergência de influências culturais e inovação, onde a culinária tradicional argentina se encontra com abordagens modernas e técnicas de vanguarda, oferecendo uma experiência gastronômica rica e diversificada. O Don Julio, em Palermo, ficou em 1º lugar na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 e em 10º no ranking mundial, além de ter também uma estrela Michelin. Queridinho dos brasileiros em Buenos Aires, o disputado restaurante tem como especialidade a parrilla argentina, com uma seleção assídua de carnes (apenas raças Hereford e Angus) e conceito de sustentabilidade.

don julio buenos aires
Don Julio, em Buenos Aires (Duda Vétere/Divulgação)

Mas, atenção: é extremamente recomendado fazer reserva, ou então reserve algumas horas do seu dia para ficar na fila de espera. Se este for o caso, a espera fica um pouco mais agradável, pois a casa oferece espumante grátis! O menu é dividido em entradas, carnes a la parrilla e acompanhamentos que podem ser saladas ou vegetais. Todos, aliás, orgânicos e que vêm direto da horta própria do restaurante.

don julio buenos aires
O melhor restaurante da América Latina, em Buenos Aires (Duda Vétere/Divulgação)

Mas, definitivamente Buenos Aires reúne outras excelentes opções gastronômicas, inclusive, todas listadas no roteiro gastronômico que já fizemos aqui anteriormente.

Assistir a um show de tango

Conhecido mundialmente, o tango não é apenas uma dança, mas parte essencial da cultura argentina e de sua identidade. Uma verdadeira expressão de paixão, emoção e história. Buenos Aires, berço desse gênero musical, oferece inúmeras opções de onde assistir a um show de tango, com performances de alta qualidade. Nossa escolha foi o Michelangelo Legend, no bairro de San Telmo, restaurante que, além do teatro, reúne diversos salas de jantar, assim como o Dante Bar. O ambiente onde acontecem os shows é intimista, com luz baixa, e mesas dispostas em frente ao palco. Antes da apresentação, é servido um jantar com pratos típicos argentinos, com entrada, principal, sobremesa e vinhos. Mas, quem preferir, pode comprar o ingresso apenas do show, sem o jantar.

Continua após a publicidade
show de tango buenos aires
Show de Tango no Michelangelo Legend (Duda Vétere/Divulgação)

Tomar um drinque em bares premiados: Cochinchina, Florería Atlántico e Tres Monos

Além de oferecer uma gastronomia de renome, Buenos Aires também é um excelente destino para os amantes da alta coquetelaria. Nos últimos anos, vários bares da cidade têm ganhado reconhecimento internacional, muitos deles presentes no The World’s 50 Best Bars, lista que reúne os melhores bares do mundo. Um deles é o Tres Monos, considerado o melhor da América Latina, em sétimo lugar no ranking. Em uma esquina de Palermo, o ambiente interno é pequeno, com um balcão, luzes neon e trilha sonora de rock. Na carta, drinques autorais feitos com destilados artesanais, além dos clássicos. Já em 22º, está o badalado CoChinChina, com música e atmosfera descontraída. À frente está a bartender Inés De Los Santos, que se inspirou na região da antiga colônia francesa, ao sul do Vietnã, para criar o menu de coquetéis autorais e comidinhas de influência vietnamita e francesa.

renata araujo no cochinchina em buenos aires
Renata Araújo no CoChinchina, em Buenos Aires (Renata Araújo/Divulgação)
cochinchina buenos aires
CoChinchina, em Buenos Aires (Renata Araújo/Divulgação)

Outro que recomendamos é o Floreria Atlantico, speakeasy (ou seja, escondido) que figura em 46º na lista do The World’s 50 Best Bars. Por fora, uma floricultura com buquês e prateleiras recheadas, mas ao abrir a porta de uma geladeira antiga, você desce as escadas e chega no bar! A inspiração, tanto do ambiente, quanto da carta, vem das histórias dos migrantes do Velho Mundo.

Continua após a publicidade
renata araujo floreria atlantico
Renata Araújo na Florería Atlántico (Renata Araújo/Divulgação)
floreria atlantico buenos aires
Bar Speakeasy em Buenos Aires (Renata Araújo/Divulgação)

Fazer um passeio de barco pelo Rio de La Plata

Que tal ver Buenos Aires de outros ângulos e perspectivas? O Rio de la Plata, um dos maiores estuários do mundo, separa a Argentina do Uruguai e é uma das principais vias de acesso à capital portenha. Um passeio de barco em Buenos Aires é um programa diferente, e que oferece vistas panorâmicas interessantes da cidade, como o contraste dos arranha-céus modernos e a Reserva Ecológica Costanera Sur.

passeio de barco rio de la plata
Passeio de barco pelo Rio de La Plata (Duda Vétere/Divulgação)
buenos aires rio
Vista de Buenos Aires ao fundo (Duda Vétere/Divulgação)
Continua após a publicidade

Fizemos o trajeto que sai de Puerto Madero e vai até La Boca, bairro onde fica o tradicional Caminito, todo colorido, e o Estádio La Bombonera, do Boca Juniors. São cerca de 40 minutos em um confortável barco e lindas vistas!

caminito buenos aires
Caminito, em Buenos Aires (Duda Vétere/Divulgação)

Ir ao MALBA (Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires)

Se você tem pouco tempo na capital argentina, inclua este museu no seu roteiro! É lá que fica a famosa obra de Tarsila do Amaral, e que há mais de 20 anos pertence ao colecionador Eduardo Constantini, fundador do museu. Na coleção permanente, que reúne arte latino-americana moderna e contemporânea. obras de artistas como Diego Rivera, Frida Kahlo e Candido Portinari. Além disso, há também exposições temporárias de importantes artistas argentinos e internacionais, então, vale a pena entrar no site para conferir o que está em cartaz. Seu edifício de arquitetura moderna chama a atenção, com a fachada de vidro e concreto projetada pelo arquiteto argentino Juan M. Guerrero.

malba buenos aires
MALBA, em Buenos Aires (Renata Araújo/Divulgação)

Visitar a esplêndida Livraria El Ateneo Grand Spendid

Uma das maiores livrarias da América Latina fica em Buenos Aires, na Avenida Santa Fé, no bairro de Recoleta. A El Ateneo ocupa um antigo teatro que foi restaurado e adaptado para abrigar uma grande quantidade de livros em seus vários andares. A arquitetura é impressionante, com tetos altos, varandas e uma decoração elegante que convida os visitantes a se perder entre as estantes. Nela, é possível encontrar uma ampla variedade de livros em diferentes idiomas, bem como seções especializadas em literatura argentina e estrangeira, arte, música, cinema, entre outros. Além disso, ela também vende LP’s e conta com um café no último andar.

Continua após a publicidade
renata araujo el ateneo buenos aires
Renata Araújo na El Ateneo (Renata Araújo/Divulgação)
el ateneo buenos aires
Livraria El Ateneo, em Buenos Aires (Renata Araújo/Divulgação)

Certamente Buenos Aires é um ótimo destino para curtir durante o fim de semana ou então em algum feriado, já que a cidade está estrategicamente localizada perto das principais cidades do Brasil. A JetSmart, por exemplo, oferece voos diretos entre Rio de Janeiro e Buenos Aires com tarifas que podem chegar até 40% mais baratas em relação a outras companhias aéreas. O trecho tem duração de cerca de 3 horas. Atualmente, a rota possui frequência diária, ajustada conforme a demanda sazonal.

jetsmart buenos aires
Voo Rio-Buenos Aires da JetSmart (Duda Vétere/Divulgação)

Renata Araújo é jornalista, editora do site You Must Go! e da página no Instagram @youmustgoblog

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.