Fui pela segunda vez acompanhar a premiação La Liste, que oferece uma das melhores seleções globais de restaurantes escolhidos a dedo por críticos gastronômicos e guias especializados de todo o mundo. Um algoritmo exclusivo calcula uma média ponderada a partir da avaliação de guias e da imprensa internacional de mais de 30 mil endereços em mais de 200 países.
O evento aconteceu no Ministério das Relações Exteriores, no Quai D’Orsay, pertinho de Invalides, em Paris, e eu fui a única jornalista brasileira convidada para acompanhar esta noite glamourosa, em um deslumbrante Palácio art déco.
Fomos recebidos com um coquetel de alto nível, assinado por diversos chefs premiados e, depois da cerimônia, houve jantar de gala, elaborado também por alguns cozinheiros ganhadores.
O Brasil esteve presente em dois prêmios: a Casa do Porco foi nomeada como o melhor restaurante da América do Sul e do Brasil, muito bem representado pela chef Janaína Torres Rueda, que recebe esta homenagem desde 2018. Tássia Magalhães, à frente do Nelita, recebeu o troféu de Novo Talento do Ano, em uma categoria especial, pela primeira vez.
Entre os premiados internacionais: Le Bernardin, restaurante francês de NYC, foi considerado o número 1 nos EUA, liderado por Eric Rippert, enquanto o icônico Guy Savoy, de Paris, recebeu o título de número 1 na França.
Houve também uma homenagem especial ao icônico chef Bernard Pacault, do tradicional L’Ambroisie, na Place des Vosges, em Paris.
Portugal recebeu o título de novo destino gastronômico, representado pelo talentoso chef José Avillez, que também ganhou como o melhor restaurante do seu país, com o Belcanto.
Alain Ducasse (Mônaco); Daniel (NYC); DiverXO (Madri); Maido (Lima); Belcanto (Lisboa); Hermanos Torres (Barcelona) e Aska (NYC) também foram premiados, entre outros.
Você confere o resultado completo no site do La Liste e no aplicativo próprio. Uma noite memorável na meca da gastronomia mundial, onde alguns dos melhores chefs do mundo brilharam.
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e da página do instagram @youmustgoblog.