Praticamente o primeiro dia útil oficial do ano, já é hora de fazer planos para os meses que estão por vir! Pensando nisso, foi lançado no Fairmont Copacabana o Anuário de Luxo 2024, uma parceria entre a International Luxury Travel Market Latin America (ILTM), a maior feira de turismo de luxo da América Latina, e o Panrotas, principal veículo do trade.
Em sua terceira edição, ele é a principal referência de viagens de luxo no mundo inteiro, com foco na região latino-americana. Sendo assim, dedicado às tendências de viagens para 2024, o Anuário revelou um novo turista de alto padrão, jovem e ainda mais preocupado com questões sustentáveis e o meio ambiente, menos influenciado pelas redes sociais e menos aventureiro.
Para este tipo de viajante, o Brasil continua sendo um mercado atrativo e com novidades, mas a concorrência global e a relativa estabilidade do dólar podem fazer com que as viagens internacionais sejam preferência. Um terço dos turistas brasileiros de alto padrão pretende fazer ao menos uma viagem internacional neste ano, e quem lidera o topo dos destinos favoritos é a Europa, com destaque para França, Portugal e Itália.
Já os Estados Unidos aparecem logo em seguida, com Orlando e Nova York. O principal destino fora da Europa e das Américas são as Ilhas Maldivas. Entre os lugares que estarão em voga, surge também o Japão.
Falando de destinos nacionais, o Rio de Janeiro é um dos mais cotados, além de Fernando de Noronha, Gramado, Fortaleza e Natal.
Seguem em alta as viagens mais sustentáveis, e que agora se juntam a uma nova onda de “blended travel”. Eu explico: são viagens que unem objetivos distintos, como prestigiar shows ou eventos esportivos aliados com destinos de natureza, por exemplo.
Já a Geração Z expandiu ao turismo de luxo o conceito de high-low ou hi-lo, vindo da moda, no qual peças de grife com itens básicos são mesclados. Portanto, hotéis boutique e cruzeiros de expedição são algumas das escolhas que moldam este tipo de viagem, e estes novos viajantes seguem em busca de experiências locais genuínas, e de uma boa dose de informalidade.
Nascidos com as redes sociais, no entanto, os turistas jovens de alto poder aquisitivo sabem como funciona o mundo dos influencers, e estes começam a perder espaço de influência entre esse público. Ademais, turistas de luxo de todas as gerações continuam privilegiando profissionais da indústria para planejar e executar suas viagens.
Para Carlos Ferreirinha, consultor para o mercado de luxo, é de suma importância que os agentes passem para os clientes, parceiros e colaboradores, tantas informações e tendências de viagens. Além disso, Ferreirinha acredita que o turismo brasileiro pode se beneficiar das boas notícias, afinal, com as pessoas vivendo mais e melhor, a busca por produtos que só o Brasil tem é crescente, assim como a explosão de alguns segmentos, como viagens com pet e viagens de experiência.
Com tanta informação e apostas para 2024, cabe a você saber onde se encaixa e que rumo tomará nas férias. Bon voyage!
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e autora da página de instagram @youmustgoblog