Um roteiro da série White Lotus, em Taormina, e outras locações
Porque a Sicília está tão na moda? Descubra os cenários da segunda temporada da série White Lotus
Porque a Sicília está tão na moda?
A maior ilha do Mar Mediterrâneo, localizada ao sul da Itália, é conhecida por sua rica história, cultura diversificada, paisagens deslumbrantes e gastronomia riquíssima. A ilha tem sido um importante ponto de encontro de várias civilizações ao longo dos séculos, resultando em uma mistura única de influências gregas, romanas, árabes, normandas e espanholas. E ainda por cima, um banquete visual, que inclui o icônico Monte Etna.
Famosa por suas cidades históricas, como Palermo, Catânia, Taormina e Siracusa, que apresentam arquitetura impressionante, praças animadas e ruas estreitas repletas de lojas, restaurantes e cafés encantadores, certamente ela é a locação ideal para uma série de TV que em sua segunda temporada resolveu trocar o Pacífico pelo Mediterrâneo. Afinal, a Itália é o país mais visitado por americanos, que têm um verdadeiro fascínio por ela.
Four Seasons Palacio San Domenico
A produção da HBO se passa a maior parte do tempo dentro do hotel Four Seasons Palacio San Domenico, chamado na ficção de White Lotus hotel. O prédio funcionava como convento no século XIV e se transformou em hotel em 1896. O palácio ficou famoso a partir dos anos 1900, quando o rei Eduardo VII da Inglaterra, o segundo Barão Rothschild e os escritores Oscar Wilde e D.H Lawrence chegaram a frequentá-lo. Além disso, ele foi usado pelo exército alemão na 2ª Guerra Mundial e, depois de reabrir, foi palco de festas memoráveis. Ou seja, a partir da década de 1950, as dependências foram frequentadas por personalidades como Greta Garbo, Ingrid Bergman, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Sophia Loren.
O lobby, os corredores, os jardins, a piscina, o bar e o restaurante com uma estrela Michelin Principe Cerami – onde tive a oportunidade de jantar – aparecem plenamente nos episódios. Em relação aos preços, um quarto regular pode variar entre EU$3 e 7 mil euros por noite. Aliás, a procura pelo hotel teve um aumento significativo depois da estreia de White Lotus.
Durante a série, o espectador tem a impressão de o hotel ser de frente para a praia, mas isso seria impossível, já que ele fica no alto de uma colina, com vistas estarrecedoras para o mar Iônico. Portanto, várias das cenas de praia foram filmadas na pequena Cefalù, balneário a uma hora de Palermo, como no começo no primeiro episódio, quando a personagem Daphne leva um susto ao cair na água. A paisagem de Isola Bela, que fica na parte baixa de Taormina, também foi usada como cenário algumas vezes. E próprio centro de Palermo, como os personagens descrevem na história, assim como a cidade medieval de Noto.
As locações em Taormina
Já a Corso Umberto, principal rua de Taormina, parte de uma antiga via que ligava as cidades de Messina e Catânia, aparece várias vezes na produção, como no primeiro episódio, quando as personagens Lucia e Mia estão tramando ir para o hotel para aliciar clientes e, mais tarde, quando Lucia e Albie estão caminhando e tomando sorvete.
O deslumbrante Teatro Antigo de Taormina, construído no século III antes de Cristo, também funciona como cenário: é onde vários personagens vão passear para conhecê-lo. Aliás, ele continua em funcionamento. Robert Plant e Andrea Bocelli se apresentaram recentemente e óperas, balés e festivais estão na programação ainda este ano.
Enquanto isso, a praça central e catedral podem ser facilmente admiradas durante a trama, além do Monte Etna, vulcão ativo, que oferece inclusive caminhadas e vistas panorâmicas incríveis e pode ser visto de diversos ângulos na estrada que leva ao aeroporto de Catânia – o mais próximo de Taormina.
Taormina é de fato uma mágica cidade que te seduz por completo. Preferi me hospedar na parte baixa no Gran Hotel Mazzaró – a cinco minutos de teleférico do centro de Taormina – de frente para uma praia de água transparente, que inclusive pode ser conferida na série. Seu vizinho, o Villa Sant’Andrea, da rede Belmond, também tem o privilégio de uma praia particular, enquanto o irmão Grand Hotel Il Timeo oferece vistas imersiva semelhantes às do Palacio San Domenico, sendo que eles ficam de lados opostos da cidade.
Independentemente de qual seja sua hospedagem, uma viagem à Sicília é transformadora, sobretudo durante o verão: um destino fascinante para explorar, com sua história rica, cultura vibrante, belas paisagens e gastronomia invejável, com suas duas marcas registradas: cannoli e arancini, que podem ser provados de diversas maneiras. Mas isto é assunto para outra coluna.
Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!