A cidade já ferve com os blocos de rua
O carnaval só acontece em fevereiro, mas foliões e blocos já se preparam para a folia e para o calorão anunciado no verão; conheça tendências e agendas
Ainda nem é fevereiro, mas o carnaval, assim como o calor, já tomou conta do Rio de Janeiro. E os blocos, com seus ensaios, festas e rodas de samba, ocupam a cidade, que ferve em múltiplos lugares. A cidade tem experimentado uma onda de novos blocos que surgem a partir de mobilizações nas redes sociais. Mas não só, também de outros nem tão novos assim e que seguem o mesmo princípio da folia antes da data de Momo.
O extremo calor que já estamos experimentando na cidade anuncia as altas temperaturas que certamente virão em janeiro, auge do verão. E por isso, muito já se pode perceber em termos de comportamento sobre o que será a experiência carnavalesca dos blocos. Pouca roupa (às vezes quase nenhuma!), bodies, sutiãs, maiôs, tecidos rendados e crochês, e muito, muito brilho nos rostos e corpos. Adereços de cabeça completam o visual ousado, muitas vezes andrógino, corpos à mostra. Saem de cena, pelo jeito, as tradicionais colombinas e melindrosas.
Outra tendência será o banho coletivo diurno, em carros pipas contratados pelos blocos, como o Barbas – o que primeiro adotou essa ação, que tornou sua marca. Mas outros também virão com o banho para os foliões, como o Imprensa que eu gamo, em Laranjeiras, no pré-carnaval. Tem festas que estão prometendo banhos de piscina e chuveirões, que também devem surgir espalhados pela cidade.
Nas observações sobre o comportamento dos foliões, destaco ainda um carnaval cada vez mais cedo e diurno, ou então, no caso dos blocos chamados independentes, noturno. Exatamente pelas condições climáticas de calor, por questões ligadas à falta de segurança e também uma certa mudança de comportamento do público depois da pandemia da Covid-19, as pessoas vêm buscando opções mais diurnas.
Enquanto o ano não vira, alguns programas considero imperdíveis para quem quer vivenciar um pouco o carnaval do Rio antes da maratona que será janeiro e fevereiro. Destaco aqui os ensaios do Tambores de Olokun, no Aterro, aos domingos de tarde. Com seus muitos tambores e saias azuis e brancas, é um dos projetos mais importantes do carnaval carioca. O fundador e líder, Garnizé, traz o maracatu pernambucano pro centro da festa, com aquelas alfaias e as levadas características da tradição pernambucana. É simplesmente lindo, de ver, de entrar, de estar.
O Carmelitas, bloco que completa 34 anos em 2024, tem lançamento da sua camiseta, criada por Luan Crespo, marcado para sábado, 16 de dezembro, na esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias de Barros. É o mesmo local em que o bloco se concentra e sai no primeiro desfile, que acontecerá no dia 9 de fevereiro. Roda de samba com componentes do bloco e autógrafos do artista Luan Crespo nas camisetas.
“Cidade Pirata: a festa” será na sexta, 22, a partir de 21h na Cozinha da Lapa, com o bloco Não monogamia, Dj Ana k, Dj Pivete e Alive Pop Up. A entrada ajuda na campanha da benfeitoria da plataforma Cidade Pirata, pra viabilizar o projeto de jornalismo cultural sobre os carnavais do Rio. O consumo de bar ajudará a Cozinha da Lapa a se manter neste fim de ano, depois da obra de instalação do novo ar condicionado. No mesmo dia, Que pena, amor convida Lambabloco. A partir de 22h, na Garagem das Ambulantes, Rua da Carioca 83, no Centro.
Pra fechar 2023 em alto astral, o Monobloco desembarca no Circo Voador no próximo sábado, dia 23, esquentando os tamborins para o Carnaval 2024. Com Pedro Luís, C. A. Ferrari, Sidon Silva e o maestro Celso Alvim no comando da festa, a noite vai reeditar o encontro do Monobloco com o grupo Samba Independente dos Bons Costumes, formado por representantes da nova geração do samba carioca, que vai abrir os trabalhos no Circo Voador.
A festa do dia 23 apresenta o tema do Carnaval 2024 – “Toca esse tambor” -, inspirado no samba composto por Jorge Aragão para o Monobloco. Grandes sucessos do compositor, como “Já é”, “Coisinha do Pai” e “Vou Festejar” se somam a clássicos que não podem faltar no repertório do Monobloco, como “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “Explode Coração”, sempre com aquela levada percussiva característica do grupo, que abraça todos os ritmos e estilos musicais.
Carmelitas
Lançamento da Camiseta 2024 com roda de samba
Local: Esquina da Ladeira de Santa Teresa com Rua Dias Barros.
Data: 16/12 (sábado)
Horário: a partir de 17h30
Lambabloco
‘Depois da Praia com LambaBloco’
Local: Espaço Catete
Data: 16/12 (sábado)
Horário: a partir das 17h
Batuque das Meninas
‘Ensaio aberto do Bloco Desliga da Justiça convida Batuque das Meninas’
Local: São Quim Botequim
Av. Churchill, 60 – Castelo
Data: 16/12 (sábado)
Horário: a partir das 17h
Evento gratuito
Bloco da Terreirada
- ‘Ensaio Aberto Geral Alas’
Local: Espaço Cultural Cachaça Axé
Data: 16/12 (sábado)
Horário: 14h – Apresentação
15h30 – Roda
Planta na Mente
Ensaio aberto
‘Planta na Mente convida Fanfarra Festiva Tricolor’
Local: Maracanã
Data: 17/12 (domingo)
Horário: 16:20h
Bloco da Balanço
Ensaio Aberto
Local: Fundição Progresso
Data: 17/12 (domingo)
Horário: 11:00h
NossoBloco Oficial
‘NossoBloco no Jo&Joe’
Local: Largo do Boticário
Data: 17/12 (domingo)
Horário: 14h
Monobloco convida SIBC
Local: Circo Voador
Data: 23/12
Horário: 23h
Batuquebato
- ‘Orquestra de Ritmos Batuquebato’ (formação reduzida)
Local: Horto do Fonseca (Niterói)
Data: 17/12 (domingo)
Horário: 20:30h
Evento gratuito
- ‘Aula e Ensaio Aberto BQB (Bateria completa)
Começo da aula no Espaço Verde (c/ harmonia) e término na rua, na frente à Fundição Progresso.
Local: Espaço Verde – Fundição Progresso
Data: 19/12 (terça-feira)
Horário: 19:30h
- ‘Ensaio Aberto Geral Alas’
Local: MAM
Data: 27/01/24 (sábado)
Horário: 16h – Apresentação
17h30 – Roda