Olha pro céu meu amor! É tempo de São João, de festejos juninos ligados aos três santos católicos – Santo Antônio, São Pedro e São João – e não é só Nordeste que está com agenda cheia de festejos. Pela primeira vez, o CCBB RJ realiza seu Arraiá, sábado (10) e domingo (11), totalmente gratuito e para todas as idades. Tenho o prazer de assinar a curadoria e a produção, e escolhi uma programação bem diversa, bem brasileira, com artistas que vivem no Rio e que têm expressiva representação nos ritmos juninos. Na cenografia, a inspiração veio do artista cearense Espedito Seleiro, com seus objetivos de couro colorido e referencias do cordel.
Claro que não podia faltar trio forró-pé-de-serra e quadrilha, e para dar mais graça ainda aos festejos, incluímos também o carimbó, com o Carimbloco, bloco dedicado ao ritmo amazonense. Como carnaval e São João têm profunda conexão, para fechar a brincadeira a programação traz o Forró da Taylor, que reúne músicos de vários blocos de carnaval da cidade.
Incrível a riqueza da cultura popular brasileira e de como podemos cruzar linguagens, experimentar misturas e conexões. Esse será o primeiro de muitos Arraiás, e está visível que o gênero forró caiu no gosto da garotada. Como o samba, que vem se espalhando cada vez, em territórios novos, como o caso do Sambotica, no Largo do Boticário, que em sua última edição lotou provocando fechamento de acesso para controle de público.
A programação do Arraiá do CCBB começa às 10h de sábado (10), com a feira junina e o trio Caraforró. O intérprete performático Caraforró canta grandes sucessos do sertão nordestino, músicas que influenciaram a história da MPB. Expressão da moderna música nordestina, o Caraforró é um personagem criado pelo potiguar Gilberto Teixeira, que se destaca a partir da adoção de novas tecnologias e a evolução das cordas e percussões.
Em seguida, a Quadrilha Gonzagão do Pavilhão, fundada em 2008, em São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Esta é a quadrilha junina oficial do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão. A Gonzagão do Pavilhão é das maiores vencedoras dos concursos de quadrilhas do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, a quadrilha foi integrada por mais de 1500 jovens. O público vai poder dançar junto, depois da apresentação dos passos.
Carimbloco é liderado pelo cantor, compositor e percussionista Silvan Galvão, mestre de carimbó do Pará, e reúne percussionistas, banjistas, sopristas e dançarinos dedicados e empenhados em aprender e difundir a riquíssima cultura musical do norte do país. No repertório, além do carimbó, há espaço para outros ritmos amazônicos como as toadas de boi do Pará e de boi de Parintins e banguês. A parede percussiva traz instrumentos típicos: curimbós, maracas, barricas e caixas de marabaixo. O Carimbloco estreou no carnaval de 2017.
No domingo (11), a festança começa com Cassiano Beija Flor. Natural de Café do Vento, na Paraíba, Cassiano Beija Flor é conhecido por tocar o tradicional Forró Pé de Serra, pela harmonia de seu som e pelo repertório repleto de clássicos da música nordestina. Na companhia do irmão Luciano e dos amigos Paulo Carrapeta e Josaniel, Cassiano já levou seu ritmo pelo Brasil e a países europeus, tendo como inspiração a música de Luiz Gonzaga e de Dominguinhos.
A Quadrilha Geração de Ouro se apresenta às 14h. Fundada por um grupo de amigos, em 2014, em São João do Meriti, a Geração de Ouro já fez mais de 400 apresentações. Ao longo dos últimos nove anos, mais de 300 integrantes já passaram pela quadrilha, uma das mais tradicionais e vencedoras do Rio de Janeiro.
Fecha a noite e projeto o Forró da Taylor. Em meados de 2017, quatro amigos resolveram fazer uma roda de forró sem compromisso, em uma escadaria, em frente à casa em que moravam na Rua Taylor, na Lapa, Rio de Janeiro. Nascia ali o projeto de forró mais moderninho da cidade, com diferentes músicos que fazem parte do carnaval de rua carioca.
Com realização do Centro Cultural Banco do Brasil e produção do Festival CasaBloco, o Arraiá do CCBB. O evento é gratuito, com atividades para todas as idades, e vai das 10h às 18h30, no Foyer e na Rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), na Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
Programação
SÁBADO – 10/06
10h – Feira Junina
11h ÀS 12h30 – Caraforró (trio forró pé de serra)
12h30 às 14h – DJ Cyro
14h às 15h30 – Gonzagão do Pavilhão (quadrilha)
15h30 às 17h – DJ Cyro
17h às 18h30 – Silvan Galvão & Carimbloco
DOMINGO – 11/06/23
10h – Feira Junina
11h às 12h30 – Cassiano Beija-Flor (trio forró pé de serra)
12h30 às 14h – DJ Cyro
14h às 15h30 – Geração de Ouro (quadrilha)
15h30 às 17h – DJ Cyro
17h às 18h30 – Forró da Taylor
Rita Fernandes é jornalista, escritora, presidente da Sebastiana, e pesquisadora de música, cultura e carnaval.