Rita Fernandes

Por Rita Fernandes, jornalista Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Um olhar sobre a cultura e o carnaval carioca
Continua após publicidade

Carnaval de Rua do Rio: 8 milhões de foliões e problemas a resolver

Muito sucesso, mas excesso de burocracia, exigências inadequadas, modelo de patrocínios e falta de fomento são problemas que persistem nos blocos

Por Rita Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2024, 17h29 - Publicado em 21 fev 2024, 16h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Foi mesmo um dos maiores carnavais que já tivemos, e isso merece algumas reflexões. Muita música, muita fantasia e a juventude na rua, mostrando que depois da pandemia o carnaval só cresce, colorindo a cidade. Mas ainda persistem muitos problemas para quem está do lado de cá, na organização da festa.

    A Riotur divulgou números impressionantes. O Carnaval injetou R$ 5 bilhões na economia do município do Rio no mês de fevereiro e é, segundo declarou o presidente da empresa de turismo do Rio, Ronnie Costa, o principal produto da cidade. Com um público recorde de 8 milhões de pessoas – um aumento de 3 milhões comparado a 2023 –, foram quase 400 blocos oficiais, sem contar um tanto de blocos novos e que não estão nos registros, também chamados de não oficiais, secretos, clandestinos, entre outras denominações. O que mostra que o carnaval de rua só cresce e cresce a cada ano, independentemente das políticas públicas ou da inexistência delas.

    Só nos blocos de rua, a folia reuniu 6 milhões de pessoas, segundo cálculos da PM e os registros de câmeras do COR. Ou seja, o presidente da Riotur está certo, e o melhor projeto desta cidade é o Carnaval de Rua. E, justiça seja feita, os blocos e foliões merecem todos os elogios!

    No entanto, mesmo com os resultados incríveis divulgados, há muita coisa ainda a ser feita para que a balança equilibre de forma justa todos os lados. Vamos a alguns pontos que carecem de muita atenção por parte das autoridades:

    Continua após a publicidade

     

    Simpatia é quase amor comemorou 4O anos no carnaval de 2024.
    Simpatia é quase amor comemorou 4O anos no carnaval de 2024. Foto Alex Ferro – Riotur. (Alex Ferro/Riotur)
    Continua após a publicidade

     

     

    Chamo mais uma vez a atenção das autoridades competentes para que esses pontos sejam resolvidos ainda no calor das comemorações de um carnaval incrível, como me disse pessoalmente o prefeito Eduardo Paes. Não dá para mais uma vez esse assunto ser jogado para debaixo do tapete e termos os mesmos problemas em fevereiro de 2025.

    Continua após a publicidade

    Sabemos como ajudar. Somos parte do processo e deveríamos ser ouvidos, chamados a opinar no planejamento, de forma antecipada. Esse assunto nos diz respeito diretamente e deveria caber a nós, organizadores de blocos, participar dos processos que definem a forma como o carnaval deve ser. Esperamos que tanto o prefeito quanto o governador nos ouçam e se ocupem um pouco desse “produto tão especial” que é o Carnaval de Rua.

     

    Rita Fernandes é jornalista, escritora, presidente da Sebastiana e pesquisadora de cultura e carnaval.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.