A Baía de Guanabara na coleção Peixoto de Castro
Volto a dedicar algumas linhas à alta sociedade carioca. A coleção da família Peixoto de Castro será leiloada nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril sob o comando de Evandro Carneiro. Da Tijuca, local do palacete em estilo eclético que marcou época no bairro, os integrantes do clã Peixoto Castro “viam” a Guanabara […]
Volto a dedicar algumas linhas à alta sociedade carioca. A coleção da família Peixoto de Castro será leiloada nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril sob o comando de Evandro Carneiro. Da Tijuca, local do palacete em estilo eclético que marcou época no bairro, os integrantes do clã Peixoto Castro “viam” a Guanabara em belas marinhas do francês Durand-Brager e dos italianos Giovanni Battista Castagneto e Nicolau Antonio Facchinetti.
“Essa coleção reflete, de maneira incisiva, o gosto e o refinamento das elites brasileiras de então, o seu olhar eclético e generoso, a valorização da arte europeia e o encantamento pelo exótico, que caracteriza a curiosidade estética das últimas décadas do século 19 e os primeiros anos do século 20″, trecho do catálogo do leilão.