RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Cem anos do primeiro guia em inglês sobre o Rio

Depois de um tempo afastado dos meus afazeres blogueiros, estou de volta. Não poderia deixar o aniversário de 449 anos passar em branco e meu presente será publicado numa série de posts sobre a pequena obra-prima que o inglês Alured Gray Bell dedicou ao Rio de Janeiro. O guia turístico “The Beautiful Rio de Janeiro” […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 18h47 - Publicado em 26 fev 2014, 12h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de um tempo afastado dos meus afazeres blogueiros, estou de volta. Não poderia deixar o aniversário de 449 anos passar em branco e meu presente será publicado numa série de posts sobre a pequena obra-prima que o inglês Alured Gray Bell dedicou ao Rio de Janeiro. O guia turístico “The Beautiful Rio de Janeiro” é o primeiro em inglês dedicado à cidade, ricamente ilustrado com quase 60 aquarelas coloridas, quase uma centena de fotos em preto e branco e três mapas. Publicado em 1914, o livro traz um detalhado retrato da cidade há cem anos, com todas as suas belezas e mazelas. Ainda que tenha sido alvo de dois furtos, o autor se derrama em elogios à metrópole, que era a grande vitrine do Brasil moderno. Nos próximos 365 dias me dedicarei a esta pérola e ao IV Centenário da cidade.

    O guia “The Beautiful Rio de Janeiro” foi subvencionado pelo presidente Hermes da Fonseca, alguns de seus ministros e magnatas brasileiros que desejavam que americanos e britânicos conhecessem o Rio de Janeiro, recém-reformado por Pereira Passsos “Os cariocas, habitantes do belo Rio de Janeiro, são muito orgulhosos da sua cidade e sua paisagem. Se este volume conseguir convencer o leitor das razões do orgulho carioca, minha própria admiração estará justificada”, trecho da introdução do guia “The beautiful Rio de Janeiro”.

    Abaixo, vemos o Pão de Açúcar visto do alto do Corcovado quando ainda não existia o Cristo Redentor e duas vistas tomadas a partir do cartão-postal. O Caminho Aéreo do Pão de Açúcar tinha menos de dois anos de funcionamento quando “The Beautiful Rio de Janeiro” foi lançado.

    corcovado-e-pao-de-acucar

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.