Depois de um tempo afastado dos meus afazeres blogueiros, estou de volta. Não poderia deixar o aniversário de 449 anos passar em branco e meu presente será publicado numa série de posts sobre a pequena obra-prima que o inglês Alured Gray Bell dedicou ao Rio de Janeiro. O guia turístico “The Beautiful Rio de Janeiro” é o primeiro em inglês dedicado à cidade, ricamente ilustrado com quase 60 aquarelas coloridas, quase uma centena de fotos em preto e branco e três mapas. Publicado em 1914, o livro traz um detalhado retrato da cidade há cem anos, com todas as suas belezas e mazelas. Ainda que tenha sido alvo de dois furtos, o autor se derrama em elogios à metrópole, que era a grande vitrine do Brasil moderno. Nos próximos 365 dias me dedicarei a esta pérola e ao IV Centenário da cidade.
O guia “The Beautiful Rio de Janeiro” foi subvencionado pelo presidente Hermes da Fonseca, alguns de seus ministros e magnatas brasileiros que desejavam que americanos e britânicos conhecessem o Rio de Janeiro, recém-reformado por Pereira Passsos “Os cariocas, habitantes do belo Rio de Janeiro, são muito orgulhosos da sua cidade e sua paisagem. Se este volume conseguir convencer o leitor das razões do orgulho carioca, minha própria admiração estará justificada”, trecho da introdução do guia “The beautiful Rio de Janeiro”.
Abaixo, vemos o Pão de Açúcar visto do alto do Corcovado quando ainda não existia o Cristo Redentor e duas vistas tomadas a partir do cartão-postal. O Caminho Aéreo do Pão de Açúcar tinha menos de dois anos de funcionamento quando “The Beautiful Rio de Janeiro” foi lançado.