Você já deve ter visto nas lojas de beleza uma base em formato de pó. Aquele Meu Deus do Céu o Que é Isso™ surgiu na sua cabeça. Para piorar, ainda tinha uma esponja dentro. É a volta do pancake? Calma, vou explicar.
Desde a Dinastia Goryeo na Coreia, que começou em 918, as mulheres do país já estavam atentas ao mundo dos cosméticos. Em contraponto a nós, ocidentais, que passamos de dois a três produtos de pele por dia, os coreanos chegam a utilizar mais de dez apenas pela manhã. Isso mesmo, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. Apesar de já sabermos da qualidade dos produtos de lá, foi apenas em 2011 que a primeira tendência do país tomou conta das prateleiras por aqui: o BB cream. Depois veio o CC cream, que promete ainda mais benefícios, como hidratação, controle da oleosidade e efeito anti-idade. Por fim, mas não menos importante, veio a cushion.
Para nós, pobres ocidentais, a cushion é novidade, mas, para os coreanos, é tipo feijão com arroz. Trata-se de uma base líquida — ou BB cream, na maioria das vezes — que, em vez de ficar armazenada em tubinhos ou bisnagas, vem em uma esponja, dentro de uma embalagem parecida com a de um pó compacto. Para usar, bastar pegar a almofadinha que vem na caixa, encostar na esponja e depositar a substância com leves batidinhas no rosto.
O produto é bem líquido e pode causar estranhamento em brasileiros acostumados com o famoso reboco efeito mate. Isso porque as coreanas, muito antenadas que são, sacaram que não existem nada mais top do que uma pele natural e iluminada. As fórmulas normalmente possuem ativos hidratantes, que deixam a pele com aquele glow mara. Se você quiser mais cobertura, pode construir camadas. Ou seja, dependendo da aplicação, dá tanto para o dia quanto para a noite.
Agora para você que acha que o que eu estou falando é balela: amore, o assunto é sério! Já tem versão da Dior, Lâncome, Maybelline, L’Oréal, Clinique, Givenchy, Sephora e até da Boticário. Agora é só escolher a sua cushion e curtir a delícia-que-é-não-usar-reboco no verão (que, por sinal, jajá chega).