Criado na Espanha e com mais de uma centena de edições realizadas em várias partes do mundo, o projeto Microteatro está atualmente em cartaz no Rio, ocupando o Castelinho do Flamengo. Como o nome sugere, o evento apresenta uma série de peças curtinhas, de até 15 minutos – aqui, são sete espetáculos, apresentados simultaneamente em vários espaços do imóvel, sempre às sextas e sábados, até 6 de dezembro. O esquema é curioso: as pequenas montagens começam às 20h e seguem até 22h15, com sessões em loop. Como a entrada é franca, o espectador pode terminar uma peça e correr para outra, daí para a seguinte e assim por diante.
Confira abaixo o mapa dos espetáculos (do terceiro piso para o térreo) e suas sinopses.
TERCEIRO PISO
SALA 1: Vista de Cima, a Vida Faz Sentido
Direção: Pedro Freire. Dramaturgia: Bráulio Mantovani
Atores: Cristina Flores, João Velho e Pedro Freire
Sinopse: Uma mulher e dois homens estão mortos. Eles olham para os momentos que tiveram juntos quando estavam vivos, tentando entender o que aconteceu.
SALA 2: A Sós
Direção: Yolanda Barrasa. Dramaturgia: Lorenzo Silva
Atores: Dani Ornellas e Rodrigo Rangel
Sinopse: Uma sala sem decoração. Um homem e uma mulher, cada um sentado de um lado de uma mesa vazia. Se olham nos olhos. É a cena de um interrogatório, um interrogatório no qual muitas verdades e mentiras virão a tona e onde nada nem ninguém é o que parece ser.
SEGUNDO PISO
SALA 3: O Futuro
Direção: Fernanda Bond. Dramaturgia: Lucas Paraizo. Criação: Fernanda Bond, Lucas Paraizo, Branca Messina e Gabriel Delfino Marques. Figurino: Branca Messina. Atores: Branca Messina e Gabriel Delfino Marques
Sinopse: Da despedida ao encontro e sobre o desejo de mudar o outro ou consentir em indeterminar o futuro. Nossas histórias em um lugar comum. Um casal, um quarto e uma cama. Poderia ser um filme de amor.
PRIMEIRO PISO
SALA 4: Discurso sobre a Verdade (foto no alto)
Diretor: Ricardo Alves Jr. Autor: Sara Pinheiro. Atriz: Silvana Stien
Sinopse: A presidente ensaia antes de proclamar seu discurso sobre a verdade.
SALA 5: Uma Memória, um Canto
Direção: Cristina Moura. Dramaturgia: colagem de textos de Clarice Lispector, Anton Tchekov, Sophie Calle, Mariana Nunes e Cristina Moura. Criação: Cristina Moura e Mariana Nunes. Atriz: Mariana Nunes
Sinopse: Uma memória, um passo, um canto, fala de ausência, de impermaniência, de memória. Uma afirmação imóvel pode ter a potência de uma explosão. Um corpo e sua transformação, que se dá a cada passagem da memória e nosso personagem se deixa afetar por estados e imagens e revelações.
SALA 6: Confissões de um Poeta aos 10 Anos de Idade
Direção e Dramaturgia: Gustavo Vinagre
Atores: Bernardo Marinho, Chandelly Braz e Humberto Carrão
Sinopse: As lembranças da infância de um menino: a família, o sobrenatural, a sexualidade, o carnaval e o macabro.
TÉRREO
SALA 7: Memória de Elefante
Com a Cia das Inutilezas
Criação: Nanda Felix, Renato Linhares, Lucas Canavarro e Thiare Maia Amaral. Figurino: Paula Ströher
Cia da inutilezas é: Emanuel aragão, Liliane Rovaris, Nanda Felix, Thiare Maia Amaral e Marina Provenzzano
Sinopse: Em 15 minutos uma embarcação afunda no oceano. Neste mesmo tempo vamos construir uma história de 33 anos. Dentro de uma garagem vamos tentar separar as partes, falar daquilo que está se separando dentro da gente, enquanto o IBGE registra o maior número de casamentos do século.
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo). Praia do Flamengo, 158, Flamengo, ☎ 2205-0655. Sexta e sábado, 20h às 22h15. Grátis. Até 6 de dezembro.