Modernizar, subverter, reconstituir, corromper e anarquizar clássicos da dramaturgia universal não chega a ser um procedimento incomum, que dirá inédito. Atualmente, releituras de duas obras de ninguém menos do que William Shakespeare estão em cartaz na cidade. Curiosamente, ambas apostam em um clima de galhofa.
Atração no Poeirinha, Hamlet ou Morte! é um desdobramento criado pelo grupo Os Trágicos para o texto Hamlet em 15 Minutos, do inglês Tom Stoppard – este, por sua vez, como entrega o nome, uma releitura de Hamlet, um dos grandes clássicos do bardo. Com humor altamente escrachado, a encenação apresenta quatro larápios que, na era elisabetana, se encontram encarcerados por pequenos delitos que praticaram: furto e adultério. A solução para não serem condenados é agradar a rainha com uma encenação de Hamlet. No jovem elenco estão Diogo Fujimura, Gabriel Canella, Mathias Wunder, Pedro Sarmento e Yuri Ribeiro. A direção é de Adriana Maia.
Já no Teatro dos Quatro está em cartaz Como a Gente Gosta, adaptação de As You Like It para o diretor estreante Vinicius Coimbra. A comédia acompanha as desventuras da jovem Rosalinda (Priscila Steinmann). Durante uma disputa política que envolve seu pai, ela é banida do reino e, sob uma identidade masculina, refugia-se na floresta, onde vai encontrar seu amor. Pedro Paulo Rangel, Camilla Amado, Gabriel Falcão, Patrícia Pinho, João Lucas Romero, Alexandre Contini, Xando Graça e Jitman Vibranovski também integram o elenco desta montagem de ares modernos, em que os atores vestem apenas jeans e camiseta com o nome de seus personagens. Tradução nada pomposa e eventuais cacos do elenco dão um clima de brincadeira e gozação.