Em sua edição inaugural, o Prêmio Cesgranrio de Teatro já exibe credenciais de respeito. Cada um dos vencedores nas doze categorias receberá R$ 25000,00, o que qualifica a láurea como a mais expressiva, pelo menos financeiramente, entre todas as premiações teatrais brasileiras. Além do valor do prêmio, chamou a atenção a justíssima criação de categorias específicas para o gênero que seguramente mais atrai público aos teatros hoje: o musical.
A lista parcial de indicados, relativa ao primeiro semestre deste ano na temporada carioca, foi divulgada no início de julho (confira aqui). Uma segunda lista, relativa ao último semestre, ainda será anunciada no fim do ano, e a cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para o início de 2014. Criador do prêmio, presidente da Fundação Cesgranrio, presidente da Academia Brasileira de Educação e diretor da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, Carlos Alberto Serpa conversou rapidamente com o blog. Confiram.
Como nasceu a ideia de criar um prêmio teatral?
A Fundação Cesgranrio constatou, desde os anos 80, que o catalisador da educação, com reflexos positivos na relação ensino-aprendizagem e até na vida profissional futura de crianças e adolescentes, é a ambiência cultural. Essa realidade supera até as diferenças sociais na escola. Por esta razão, resolveu propiciar ambiência cultural a crianças e adolescentes. Criou, assim, o Instituto Cultural Cesgranrio, hoje denominado Centro Cultural Cesgranrio, que vem atuando, desde então, em todo o estado. Nessas ações, verificou-se que o teatro é uma das formas mais eficazes de levar ambiência cultural às pessoas. Resolveu-se, então, patrocinar algumas peças de teatro, adquirir ingressos para projeto de formação de plateia e desenvolver parcerias de formação e aperfeiçoamento de atores, cuja carreira é muito difícil no Brasil. Além disso, resolvemos, em 2012, criar o prêmio, para estimular atores e atividades teatrais no Rio.
O prêmio Cesgranrio já nasce com um valor em dinheiro aos agraciados que é o mais alto entre as outras premiações no Brasil. Isso era uma meta?
Não temos a pretensão de ser o mais importante prêmio de teatro no Brasil, mas sim de instituir um prêmio que fizesse diferença positiva para os agraciados aqui no Rio. Acho que conseguimos…
Outra característica que chamou a atenção no prêmio é a valorização do musical. Como surgiu essa ideia?
O musical é hoje uma das formas de teatro mais procuradas e apreciadas pelo público, especialmente o carioca. É de admirar que esta modalidade ainda não tivesse sido agraciada e estimulada pelo meio. O musical é ascendente entre nós. Faltava o reconhecimento da importância de seu papel.
O que a lista dos indicados do primeiro semestre sugere sobre o panorama teatral carioca atual?
Há bons projetos executados. Mas o primeiro semestre de 2013 não foi muito rico em peças de qualidade, Acho que o segundo semestre será mais concorrido nesse sentido. Mas as indicações foram claras e me parecem muito justas, apresentam qualidade indiscutível nas categorias contempladas. O júri cumpriu o seu papel de forma exemplar.
Houve um tempo em que o Brasil tinha muitos prêmios de teatro, desde os menores até aqueles de notável importância. Por que isso foi diminuindo?
A popularidade crescente da TV e, agora, das redes sociais, acho que direcionam as premiações para esses campos, que julgo também importantes. Mas o teatro é insubstituível e vital para a cultura de um povo. Sinto enorme prazer e orgulho em apoiá-lo.