“Foi o primeiro gol do Brasil na Rússia!”. Assim a coreógrafa Deborah Colker comemorou a honraria máxima de receber o Benois de la Danse, considerado o Oscar da dança contemporânea. A cerimônia foi realizada na noite desta terça (5), em Moscou, e consagrou o espetáculo Cão Sem Plumas, criado a partir do poema de João Cabral de Melo Neto. Pela primeira vez, bailarinos do Brasil vencem a premiação, que há 27 anos reúne as principais produções mundiais.
Deborah Colker estreia espetáculo e luta pela saúde do neto
A produção estreou no Recife em 2017 e foi conferida, na época, pela VEJA RIO. No original literário, o poeta pernambucano é pródigo na sugestão de imagens de personagens, cenários e mazelas flagrados às margens do Rio Capibaribe. Lirismo e crítica social misturam-se na apresentação cênica com pouco mais de uma hora, em que treze bailarinos dividem o palco com a projeção de cenas filmadas por Cláudio Assis e protagonizadas por eles mesmos, ao longo de uma temporada de 24 dias em cidades ribeirinhas de Pernambuco. Corpos fortes e flexíveis, cobertos de lama, transformam-se em caranguejos e garças em um show de emocionantes imagens. (Leia a crítica completa aqui).
Confira abaixo o vídeo enviado por Deborah com exclusividade na manhã desta quarta (6), diretamente do Kremlin, onde fica a sede do governo russo: