Você tem dificuldade em dormir rapidamente? A atividade física praticada regularmente melhora a qualidade do sono, diminui a insônia e ajuda a estabelecer uma rotina. Por mais que você não goste de rotinas, para prevenir alguns distúrbios do sono, é factível estabelecer uma regrinha, um horário fixo. Assim, você se adapta e seu corpo vai acionar um “relógio Interno”, ou seja, você terá horário pré-definido para o seu sono.
Você deve ficar atento: pouco sono gera fadiga, alterações hormonais, aumento do peso, estresse, sonolência durante o dia, confusão mental, dor muscular e alguns outros efeitos colaterais negativos. Porém, atividade física intensa em até 4 horas antes de dormir pode atrapalhar seu sono. Você pode achar que é ótimo ficar cansado e que isso te ajudaria a dormir mais rápido, mas a grande verdade é que exercício perto da hora de dormir interfere no fluxo do sono impedindo que sua função reparadora seja bem executada. No entanto, isso não te impede de atividades noturnas. Na parte da noite, opte por atividades como caminhada, alongamentos ou treinos com baixa intensidade. Preservar o sono é essencial para nossa saúde física e mental.
Na próxima coluna, vamos para o terceiro benefício da atividade física, o “equilíbrio da produção hormonal”, espero vocês aqui, bons treinos !