Cozinhando com vinho
Por Marcelo Copello O vinho, além de ser uma excelente bebida, é também um ótimo ingrediente na hora de cozinhar. Jamais jogue fora sobras de vinho, ele pode ser um excelente tempero. Várias receitas clássicas, como coq au vin e boeuf bourguignon usam vinho como ingrediente principal. O vinho amacia qualquer carne, dá sabor e faz […]
Por Marcelo Copello
O vinho, além de ser uma excelente bebida, é também um ótimo ingrediente na hora de cozinhar. Jamais jogue fora sobras de vinho, ele pode ser um excelente tempero.
Várias receitas clássicas, como coq au vin e boeuf bourguignon usam vinho como ingrediente principal. O vinho amacia qualquer carne, dá sabor e faz com que você use menos sal. Um bom risotto sempre leva uma taça de vinho branco. Uma dica é: jamais cozinhe com um vinho ruim, não precisa ser caro, mas ao menos um vinho que você beberia. Jamais vinho de garrafão.
Uma dica de um belo tempero é fazer uma redução de vinho, o que é muito simples. Vá juntando sobras de vinho tinto em uma garrafa na geladeira e quanto tiver uma quantidade boa cozinhe o vinho para que seu volume reduza no mínimo à metade, o ideal é uns 20% do volume original, até que fique bem viscoso. Esta redução pode ser usada para temperar saladas, em queijos e em molhos, e também ser congelada para uso futuro.
Há um provérbio que diz “o vinho melhora a comida e melhora o cozinheiro”