Por Marcelo Copello
Não se sabe ao certo quantas substâncias há no vinho. Fala-se em mais de 400. As principais são água, álcool, ácidos, glicerina, açúcar, aminoácidos, carboidratos, mono terpenos, aldeídos e ésteres. O maior componente do vinho é a água, com cerca de 80% de seu volume. Quanto mais encorpado o vinho menos água ele tem.
Depois vem o álcool, que contribiu com algo entre 12-15% de um vinho. Os açúcares, que junto com o álcool e a glicerina dão a sensação de doçura e maciez nos vinhos. A quantidade de açúcar pode variar bastante, o mais comum são os vinhos secos com menos de 5 gramas de açúcar por litro. Fundamental para composição dos vinhos são os ácidos que dão frescor e longevidade ao vinho e correspondem de 1% a 8%.
Importantíssimos são os composto fenólicos, como os taninos, que dão cor e sabor adstringente e fazem bem ao coração. Outras substâncias presentes em pequenas quantidades, mas que tem seu valor, são os compostos aromáticos, amino-ácidos, carboidratos, sais minerais vitaminas como A, C, B1, B2 e B6.
Saúde!
Marcelo Copello (mc@marcelocopello.com)