Deu-la-Deu, heroína do vinho
Por Marcelo Copello O Deu-la-Deu é um dos vinhos portugueses mais populares no Brasil. O nome do vinho é inspirado em uma heroína portuguesa do século XIV. Nesta época Monção foi cercada pelos soldados de Castela em virtude da guerra que decorria entre D. Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Com o cerco a fome reinava no interior da fortaleza e […]
O Deu-la-Deu é um dos vinhos portugueses mais populares no Brasil. O nome do vinho é inspirado em uma heroína portuguesa do século XIV. Nesta época Monção foi cercada pelos soldados de Castela em virtude da guerra que decorria entre D. Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Com o cerco a fome reinava no interior da fortaleza e os habitantes pensavam em rendição. A famosa senhora, Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão-mor de Monção, Vasco Gomes de Abreu, tomou uma atitude ousada. Ela mandou recolher o pouco trigo que existia, fez alguns pães e jogou-os aos inimigos. Os galegos ficaram desconcertados e abandonaram o cerco, pois concluíram que na vila reinava a abundância e que assim nunca se entregariam. Uma estátua foi erigida em sua homenagem na Praça de Deu-La-Deu. Também o brasão da vila ostenta a figura de uma mulher distribuindo pães do alto da fortaleza.
O vinho Deu-La-Deu usa a melhor uva branca da região, a Alvarinho, é feito pela Adega Cooperativa de Monção e distribuído pela Barrinhas.
E cadastre-se aqui para receber nossa news e ficar por dentro de tudo sobre o mundo do vinho!
facebook: vinhocommarcelocopello
instagram: @marcelocopello