por Marcelo Copello
Ao perguntar ao amigo Charles Metcalfe, londrino e crítico de vinhos, quais as mellhores lojas de vinho da capital inglesa sua primeira reação foi de pânico. “But there are so many!” (mas são tantas!), disse ele antes de se acalmar e soltar algumas boas dicas. Repeti a pergunta a outros eno-cidadãos como Christelle Guibert, diretora de degustação da revista Decanter, e craques como Steven Spurrier e Oz Clarke, que dispensam apresentações. Fiz uma compilação, recorri ao google e mergulhei nas profundezas do London Underground, ou The Tube, como chamam aqui.
A primeira e obrigatória parada foi a Barry Bros & Rudd (BBR), na famosa St James Street, onde mora o príncipe Charles. A loja vale uma visita primeiramente por sua arquitetura e historia (tente visitar a adega nos andares subterrâneos). Até pouco tempo aqui não haviam garrafas expostas, comprava-se simplesmente conversando com um vendedor detrás de uma antiga mesa de madeira com listas de vinhos impressas. Hoje há (poucas) garrafas expostas, os vendedores usam computadorese (nas mesmas antigas mesas). Mas não se engane pela aparência a BBR é um dos mais dinâmicos negociantes de vinhos de Londres com uma grande oferta de vinhos (disponível em seu site). Não deixe de visitar a seção de uisque.
De uma das mais tradicionais lojas fui a uma das mais novas (e premiadas), a The Sampler. O nome da loja (que traduzo como “o mostruário”) já sugere o que vamos encontrar. São cerca de 80 vinhos em taça, pelo sistema enomatic, em doses que vão de 25ml a 125ml, com preços que começam centavos de libra. Até aí ótimo mas não inédito. O diferencial é a seleção de vinhos disponíveis para serem provados em doses bem baratinhas. A The Sampler oferece vinhos muito interessantes, de Jura a Brasil (havia um Castas Portuguesas da Miolo disponível em dose), e não fica por aí. O que me chamou a atenção foram safras antigas (a bons preços) de Riojas, Bordeauxs e Borgonhas. Provei 25ml de um Calon Segur 1959 e um Rioja Monte Real 1973, além de outros mais jovens e minha conta não passou de 10 libras. Todas as garrafas oferecidas em dose também estão dosponíveis para compra. A The Sampler guarda uma outra surpresa, que você descubrirá na última página desta edição.
Visitei várias lojas, mas onde acabei comprando mesmo algumas garrafas foi na HandFord. Lá encontrei, além de um bom atendimento e uma boa seleção, especialmente em Portugal, Borgonha e sul da França, além de boa variedade de Bordeaux, Loire, Languedoc, Itália e África do Sul.
Um local que vale uma conferida é a Vinopolis, uma espácie de feira permanente. Este é um espaço dedicado ao vinho com aulas de degustação, lojas de vinhos, livros e acessórios, restaurante, wine bar e salas dedicadas a países e regiões. Na sala da Champagne há uma brasileira atendendo. O Brasi está também com seus vinhos, há uma painel da Wines of Brasil e algumas garrafas brazucas disponíveis (vi Pizzato e Miolo). Fugindo um pouco do tema vinho, não deixe de ver também a loja de uisques da Vinópolis e visitar logo em frente o Pub mais antigo de Londres. Lá o fish & ships é bom, barato e (da varanda) vem com uma bela vista do Tamisa.
Em Londres é inevitável (e pra que evitar?), uma passada na Harrods. Tente resistir às seções de tudo-o-que-imaginar em comida e vá direto ao subsolo e a cave de vinhos. Uma das vendedoras é brasileira, Maristela, (assim como muitos dos melhores clientes) e poderá guiar você pelas muitas safras de ícones de Bordeaux e Borgonha, com Petrus e Romanée-Conti. Uma vertical completa de Petrus, de 1969 a 2008 sai por 295 mil libras Os preços são um pouco salgados, mas olhar é de graça.
Para os amantes dos vinho naturais, orgânicos e biodinâmicos, os endereços são Terroir e Brawn, dois wine bars e lojas ligado ao movimento dos vinhos naturais, com boa oferta de rótulos e boa comida.
Para encerrar o giro, visite o wine bar mais antigo de Londres, fundado em 1890. O Gordon´s fica em subsolo (como muita coisa em Londres) e é um atêntico bar de Jerez, rodeada de barris. A especialidade são, além de Jerez, os Portos e Madeiras, que acompanham tapas. O local parece uma caverna, em clima de pub, sempre animado e lotado e, mesmo no inverno, um forno (refresque-se com um Fino ou Manzanilla).
Recomendados
Berry Bros & Rudd 3 St James’s Street, London SW1A 1EG www.bbr.com The Sampler 266 Upper Street, Islington, London N1 2UQ www.thesampler.co.uk
Harrods 87–135 Brompton Road, London SW1X 7XL
Terroirs
5 william IV Street, WC2N 4DW
https://www.terroirswinebar.com
Brown
49 Columbia Rd. E2 7RG
Gordon´s Wine Bar
47 Villiers Street, WC2N 6NE
https://www.gordonswinebar.com
Outras lojas que mercem visita:
Fortnum & Mason
Loja de departamentos de luxo, com seção de vinhos, forte em Borgonha, Alemanha e fortificados
Lea & Sandeman www.londonfinewine.co.uk Especialidade: Itália e Borgonha
Around Wine www.aroundwine.co.ukUm paraíso para quem busca acessórios de vinhos
Oddbins Fine Wine Store, Farringdon https://www.oddbins.com
Especialidade: Australia, USA
Haynes Hanson and Clark
Especialidade: Borgonha.
Highbury Vintners
https://www.highburyvintners.co.uk
Especialidade: – além de bons vinhos, cervejas artesanais
City Beverage Company
https://www.citybeverage.co.uk
Especialidade: – além de bons vinhos, cervejas artesanais
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)