Maior empreendimento de decoração da América Latina, o CasaShopping completa 39 anos este mês. E para comemorar o aniversário em grande estilo, abre as portas para um evento que celebra a conexão entre a arquitetura, os espaços dedicados à produção do vinho e as novidades entre brancos, espumantes e rosés, nicho que ganha cada vez mais consumidores no Brasil. De 29 de setembro a 1 de outubro, a feira “Brancos e Rosados”, com produção do Grupo BACO, reunirá grandes vinhos, atrações musicais, com destaque para o cantor Tibí, revelação do programa The Voice Brasil, estandes de gastronomia e palestras com nomes de referência no mundo do vinho, como Marcelo Copello, curador do evento, e Vanja Hertcert, maior arquiteta de vinícolas do Brasil, que dará palestra exclusiva para profissionais de arquitetura e decoração um dia antes da abertura oficial do evento.
“Vanja está vindo ao Rio especialmente para a feira. E, em sua apresentação, falará sobre a relação entre os vinhos e o principal nicho de atuação do CasaShopping, a arquitetura”, adianta Copello, que é sócio do Grupo BACO.
O especialista, que falará sobre o mercado de vinhos rosados no país, ressalta que, embora o portfólio dê destaque à produção de brancos, rosés e espumantes, grandes estrelas da temporada de primavera-verão e das festas de fim de ano, os tintos também marcarão presença:
“Um evento dando destaque aos brancos, rosados e espumantes é uma demanda do público e do trade, mas não deixaremos de oferecer os tintos”, acrescenta Copello.
Em formato de feira, “Brancos e Rosados” terá estandes de produtos brasileiros e importados. No total, são 24 expositores, que exibirão mais de 300 rótulos. O time de vinho inclui a Grand Cru, a GRK, a Castas, a Psiu Wines, a Casa Flora, a Cava Wines, a Patagonia Wines, a Aurora, a Casa Valduga, a Salton, a Garibaldi, a Oceà, o Divino Empório, a La Pastina e a Word Wine. Brittes Bakery, Bendita Compota, Trem das Gerais, Pestare Gourmet, Casa del Mar e Nuage Azeites estão entre os expositores de comida confirmados. Durante os três dias de eventos, alguns restaurantes do shopping oferecerão promoções, como a rolha zero, e o estacionamento será gratuito.
“Brancos e Rosados” tem entrada franca, com acesso aos estandes, às palestras e às atrações musicais. Aos interessados em participar das degustações, o evento disponibiliza uma taça, à venda pelo ingresse.com ou disponível no local. A taça dá direito à primeira dose de um vinho à escolha do visitante, que poderá, em seguida, passear pelas barracas degustando e adquirindo doses, garrafas e até caixas com preços promocionais. Palestras, comidinhas e música completam as atrações, no ambiente agradável do shopping.
“O evento é uma ótima oportunidade para abastecer as adegas com vinhos para as festas de fim de ano e para o verão. A partir de outubro os preços começam a subir e haverá, sem dúvida, promoções e ações especiais nesses três dias de evento”, completa Sérgio Queiroz, sócio do Grupo BACO.
Na programação musical da feira há atrações diárias no CasaShopping. Entre os confirmados, Gabe Pontes, que apresentará seu show de jazz, MPB e pop; a banda Staccato, que apresenta clássicos do jazz, blues e rock. Tibí fechará a programação no último dia de feira, com seu repertório de pop e rock nacional e internacional, a partir das 17h.
Os sócios chamam atenção para a importância de “Brancos e Rosados” priorizar um nicho do segmento em franca expansão no país. Pela primeira vez em cerca de 30 anos, a proporção de consumo de vinhos brancos e rosados ultrapassa a barreira dos 40% de fatia de nosso mercado, deixando os tintos abaixo dos 60%. Os números são da Product Audit, maior empresa de consultoria de números do mercado do vinho na América Latina. A pedido do Grupo BACO, a Product Audit levantou dados que mostram que no primeiro semestre de 2023 a importação de vinhos ficou em 59% de tintos, 24% de brancos e 16% de rosados.
“Esta proporção vem crescendo significativamente desde a pandemia e atinge neste momento seu patamar mais alto desde os anos 1990, quando era moda consumir os vinhos brancos de garrafa azul e o mercado de importados era 80% de vinhos brancos alemães”, finaliza Marcelo Copello.
Sobre o CasaShopping
O CASASHOPPING foi o pioneiro a se especializar em home&decor, tornando-se o maior e mais completo empreendimento do segmento da América Latina. Recebe uma média de 300 mil visitantes por mês. É um shopping que já nasceu na vanguarda – totalmente a céu aberto e integrado à natureza. Chama atenção em sua arquitetura a Onda Carioca, uma icônica cobertura de vidro, de 1.500m2, criada pelo premiado
arquiteto israelense, Nir Sivan. Em seu portfólio estão cerca de 200 marcas de decoração que representam o melhor do design nacional e internacional.
Sobre o Grupo Baco
O Grupo BACO Multimídia é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado, atuando há mais de 20 anos no mercado, que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Wine Report, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, seja para o trade, mundo corporativo ou mais amplos, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil e festivais como o Rio Wine and Food Festival, DegustaSP, São Paulo Wine Fest, entre outros.
Sobre o evento
Após o sucesso da 10ª edição do Rio Wine and Food Festival, em maio, e com o São Paulo Wine Fest, realizado em agosto, o Grupo BACO volta ao Rio de Janeiro com “Brancos e Rosados”, evento temático com foco no nicho que mais cresce no Brasil: o dos vinhos brancos, espumantes e, principalmente, rosés. Segundo levantamento da Product Audit, empresa de inteligência de mercado especializada em auditoria de importação de produtos, o mercado nacional, há dez anos, era formado por 90% de tintos. Hoje essa fatia caiu para 60%. Os rosés aumentaram suas vendas em mais de 80% durante a pandemia e seguem crescendo.
AGENDA:
Quinta-feira, dia 28/09
15h – Evento fechado para convidados – “Arquitetura & Vinho – o luxo nos conecta”, com a palestrante Vanja Hertcert, arquiteta especializada em vinícolas.
Sexta-feira, dia 29/09, das 16h às 21h30
A partir das 16h a feira de vinhos estará aberta com expositores de alimentos e bebidas, além de música ao vivo. Às 17h, palestra “Vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais – mitos e verdades”, com Miriam Aguiar, professora da Le Cordon Bleu.
Sábado, dia 30/09, das 16h às 21h30
A partir das 16h a feira de vinhos estará aberta com expositores de alimentos e bebidas e música ao vivo. Às 17h, palestra “Grécia paraíso dos brancos e rosés”, ministrada por Marlene Souza, sommelière da GRK, importadora de vinhos Gregos. E às 18h30,“Por que os espumantes brasileiros são os melhores da América do Sul?”, evento com Marcelo Copello, curador do “Brancos e Rosados”, que mediará conversa entre representantes das vinícolas brasileiras Salton, Valduga, Garibaldi e Aurora.
Domingo, dia 01/10, das 16h às 20h
A partir das 16h a feira de vinhos estará aberta com expositores de alimentos e bebidas e música ao vivo. Às 17h, palestra “Vinhos rosés do mundo”, com Homero Sodré, embaixador certificado dos vinhos de Bordeaux.
SERVIÇO:
Brancos & Rosados
Local: CasaShopping
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Datas: 29 e 30 de setembro e 01 de outubro de 2023.
Horários:
Sexta, das 16h às 21h30
Sábado, das 16h às 21h30
Domingo, das 16h às 20h
INGRESSOS AQUI