Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Evento de vinhos Brancos e Rosados acontece na Barra da Tijuca

Feira de vinhos, shows, estandes de gastronomia, produtores e palestras com especialistas compõem nova produção do Grupo BACO na Barra.

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 set 2023, 12h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Maior empreendimento de decoração da América Latina, o CasaShopping completa 39 anos este mês. E para comemorar o aniversário em grande estilo, abre as portas para um evento que celebra a conexão entre a arquitetura, os espaços dedicados à produção do vinho e as novidades entre brancos, espumantes e rosés, nicho que ganha cada vez mais consumidores no Brasil. De 29 de setembro a 1 de outubro, a feira “Brancos e Rosados”, com produção do Grupo BACO, reunirá grandes vinhos, atrações musicais, com destaque para o cantor Tibí, revelação do programa The Voice Brasil, estandes de gastronomia e palestras com nomes de referência no mundo do vinho, como Marcelo Copello, curador do evento, e Vanja Hertcert, maior arquiteta de vinícolas do Brasil, que dará palestra exclusiva para profissionais de arquitetura e decoração um dia antes da abertura oficial do evento.

     

    “Vanja está vindo ao Rio especialmente para a feira. E, em sua apresentação, falará sobre a relação entre os vinhos e o principal nicho de atuação do CasaShopping, a arquitetura”, adianta Copello, que é sócio do Grupo BACO.

     

    O especialista, que falará sobre o mercado de vinhos rosados no país, ressalta que, embora o portfólio dê destaque à produção de brancos, rosés e espumantes, grandes estrelas da temporada de primavera-verão e das festas de fim de ano, os tintos também marcarão presença:

     

    “Um evento dando destaque aos brancos, rosados e espumantes é uma demanda do público e do trade, mas não deixaremos de oferecer os tintos”, acrescenta Copello.

     

    Em formato de feira, “Brancos e Rosados” terá estandes de produtos brasileiros e importados. No total, são 24 expositores, que exibirão mais de 300 rótulos. O time de vinho inclui a Grand Cru, a GRK, a Castas, a Psiu Wines, a Casa Flora, a Cava Wines, a Patagonia Wines, a Aurora, a Casa Valduga, a Salton, a Garibaldi, a Oceà, o Divino Empório, a La Pastina e a Word Wine. Brittes Bakery, Bendita Compota, Trem das Gerais, Pestare Gourmet, Casa del Mar e Nuage Azeites estão entre os expositores de comida confirmados. Durante os três dias de eventos, alguns restaurantes do shopping oferecerão promoções, como a rolha zero,  e o estacionamento será gratuito.

     

    “Brancos e Rosados” tem entrada franca, com acesso aos estandes, às palestras e às atrações musicais. Aos interessados em participar das degustações, o evento disponibiliza uma taça, à venda pelo ingresse.com ou disponível no local. A taça dá direito à primeira dose de um vinho à escolha do visitante, que poderá, em seguida, passear pelas barracas degustando e adquirindo doses, garrafas e até caixas com preços promocionais. Palestras, comidinhas e música completam as atrações, no ambiente agradável do shopping.

    “O evento é uma ótima oportunidade para abastecer as adegas com vinhos para as festas de fim de ano e para o verão. A partir de outubro os preços começam a subir e haverá, sem dúvida, promoções e ações especiais nesses três dias de evento”, completa Sérgio Queiroz, sócio do Grupo BACO.

    Continua após a publicidade

     

    Na programação musical da feira há atrações diárias no CasaShopping. Entre os confirmados, Gabe Pontes, que apresentará seu show de jazz, MPB e pop; a banda Staccato, que apresenta clássicos do jazz, blues e rock. Tibí fechará a programação no último dia de feira, com seu repertório de pop e rock nacional e internacional, a partir das 17h.

     

    Os sócios chamam atenção para a importância de “Brancos e Rosados” priorizar um nicho do segmento em franca expansão no país. Pela primeira vez em cerca de 30 anos, a proporção de consumo de vinhos brancos e rosados ultrapassa a barreira dos 40% de fatia de nosso mercado, deixando os tintos abaixo dos 60%. Os números são da Product Audit, maior empresa de consultoria de números do mercado do vinho na América Latina. A pedido do Grupo BACO, a Product Audit levantou dados que mostram que no primeiro semestre de 2023 a importação de vinhos ficou em 59% de tintos, 24% de brancos e 16% de rosados.

     

    “Esta proporção vem crescendo significativamente desde a pandemia e atinge neste momento  seu patamar mais alto desde os anos 1990, quando era moda consumir os vinhos brancos de garrafa azul e o mercado de importados era 80% de vinhos brancos alemães”, finaliza Marcelo Copello.

     

    Sobre o CasaShopping

    O CASASHOPPING foi o pioneiro a se especializar em home&decor, tornando-se o maior e mais completo empreendimento do segmento da América Latina. Recebe uma média de 300 mil visitantes por mês. É um shopping que já nasceu na vanguarda – totalmente a céu aberto e integrado à natureza. Chama atenção em sua arquitetura a Onda Carioca, uma icônica cobertura de vidro, de 1.500m2, criada pelo premiado

    arquiteto israelense, Nir Sivan. Em seu portfólio estão cerca de 200 marcas de decoração que representam o melhor do design nacional e internacional.

    Continua após a publicidade

     

    Sobre o Grupo Baco

    O Grupo BACO Multimídia é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado, atuando há mais de 20 anos no mercado, que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Wine Report, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, seja para o trade, mundo corporativo ou mais amplos, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil e festivais como o Rio Wine and Food Festival, DegustaSP, São Paulo Wine Fest, entre outros.

     

    Sobre o evento

    Após o sucesso da 10ª edição do Rio Wine and Food Festival, em maio, e com o São Paulo Wine Fest, realizado em agosto, o Grupo BACO volta ao Rio de Janeiro com “Brancos e Rosados”, evento temático com foco no nicho que mais cresce no Brasil: o dos vinhos brancos, espumantes e, principalmente, rosés. Segundo levantamento da Product Audit, empresa de inteligência de mercado especializada em auditoria de importação de produtos, o mercado nacional, há dez anos, era formado por 90% de tintos. Hoje essa fatia caiu para 60%. Os rosés aumentaram suas vendas em mais de 80% durante a pandemia e seguem crescendo.

     

    AGENDA:

    Quinta-feira, dia 28/09

    15h – Evento fechado para convidados – “Arquitetura & Vinho – o luxo nos conecta”, com a palestrante Vanja Hertcert, arquiteta especializada em vinícolas.

    Sexta-feira, dia 29/09, das 16h às 21h30

    A partir das 16h a feira de vinhos estará aberta com expositores de alimentos e bebidas, além de música ao vivo. Às 17h, palestra “Vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais – mitos e verdades”, com Miriam Aguiar, professora da Le Cordon Bleu.

    Sábado, dia 30/09, das 16h às 21h30

    A partir das 16h a feira de vinhos estará aberta com expositores de alimentos e bebidas e música ao vivo. Às 17h, palestra “Grécia paraíso dos brancos e rosés”, ministrada por Marlene Souza, sommelière da GRK, importadora de vinhos Gregos. E às 18h30,“Por que os espumantes brasileiros são os melhores da América do Sul?”, evento com Marcelo Copello, curador do “Brancos e Rosados”, que mediará conversa entre representantes das vinícolas brasileiras Salton, Valduga, Garibaldi e Aurora.

    Continua após a publicidade

     

    Domingo, dia 01/10, das 16h às 20h

    A partir das 16h a feira de vinhos estará aberta com expositores de alimentos e bebidas e música ao vivo. Às 17h, palestra “Vinhos rosés do mundo”, com Homero Sodré, embaixador certificado dos vinhos de Bordeaux.

    SERVIÇO:

    Brancos & Rosados

    Local: CasaShopping

    Endereço:  Av. Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

    Datas: 29 e 30 de setembro e 01 de outubro de 2023.

    Horários:

    Continua após a publicidade

    Sexta, das 16h às 21h30

    Sábado, das 16h às 21h30

    Domingo, das 16h às 20h

    INGRESSOS AQUI

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.