“O” Champagne ou “a” champagne?
Por Marcelo Copello Sempre perguntam: é o champagne ou a champagne? Quando nos referimos ao vinho é “O” champagne, que é o vinho espumante feito exclusivamente na região de Champagne, na França. Quando nos referimos à região falamos “A” Champagne. A champagne é uma região no nordeste da França, de clima frio e úmido. No […]
Sempre perguntam: é o champagne ou a champagne? Quando nos referimos ao vinho é “O” champagne, que é o vinho espumante feito exclusivamente na região de Champagne, na França. Quando nos referimos à região falamos “A” Champagne.
A champagne é uma região no nordeste da França, de clima frio e úmido. No passado tentavam fazer lá vinhos tintos e brancos, mas neste clima era bem difícil. Os tintos não tinham cor nem corpo e os brancos estragavam logo. Os vinhos da champagne só começaram a fazer fama no século XVII, quando desistiram dos tintos e brancos e começaram fazer vinhos espumantes.
Como sabemos a cor dos vinhos tintos está na casca das uvas. Logo, é possível fazer vinhos brancos de uvas tintas, se separarmos as cascas e usarmos somente a polpa.
E o champagne é justamente isso, é feito sempre a partir de três castas (sozinhas ou misturadas). As tintas Pinot Noir e Pinot Meunier (das quais se faz um vinho branco) e a branca Chardonnay. Geralmente as tintas emprestam à mistura caráter mais austero, mais corpo, aromas de frutas vermelhas, enquanto a Chardonnay dá mais cremosidade e elegância.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)