Continua após publicidade

Tem música no Fantástico? Bar do David é tricampeão do Comida di Buteco

Vencedor fez um bolinho com camarão, abóbora e outros segredos aprendidos com a mãe, e dedicou a ela o petisco que se chama Ousadia

Por Pedro Landim
Atualizado em 19 Maio 2022, 19h08 - Publicado em 19 Maio 2022, 14h35
Bar do David: petisco campeão junta camarão, coco, abóbora e ora-pro-nóbis
Bar do David: petisco campeão junta camarão, coco, abóbora e ora-pro-nóbis (/Comida di Buteco/Divulgação)
Continua após publicidade

O rei carioca do concurso Comida di Buteco é nascido e criado no Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, comunidade já alçada por ele a manchetes de jornais em partes diferentes do mundo. Sempre emocionado quando conta a sua história, o pescador, sambista e dono de botequim David Vieira Bispo, do Bar do David, venceu pela terceira vez a competição no Rio, e agora vai atrás do bicampeonato na edição especial nacional.

O petisco campeão se chama Ousadia. É um bolinho aberto, que tem pinta de acarajé no visual, e a massa feita de abóbora, ora-pro-nóbis e coco, com recheio de camarão e molho de camarão com abóbora e pimenta.

Compartilhe essa matéria via:

Aprendi a cozinhar com a minha mãe, que trabalhou em bar por 35 anos, e dedico esse petisco a ela, que faleceu recentemente. A planta ora-pro-nóbis foi uma das coisas que ela usava e me apresentou, ensinando sobre seus poderes nutritivos”, diz David, citando dona Odília Bispo.

Tricampeão: David recebe a faixa e o prato em festa com samba na Lapa
Tricampeão: David veste a faixa e comemora o título em festa com samba na Lapa (//Divulgação)
Continua após a publicidade

+ As dezoito cervejarias artesanais que participam do Downtown Beer Festival

Desde que os bares da Baixada Fluminense entraram na competição, só David parece capaz de deter a hegemonia dos municípios vizinhos nos últimos anos. Para se ter um ideia, o vice-campeonato ficou com o bar Pasta da Nonna, seguido pelo Boteco do Teixeira, ambos de Duque de Caxias. Na quarta posição aparece o Boteco do Portuga, campeão em 2021, de Nova Iguaçu, e o quinto lugar ficou com o Carpaccio, de São João de Meriti.

Mas tem segredo para vencer mais de uma vez? “Minha equipe é minha família, abrimos a nossa casa ao público, e a criatividade fez com que nos tornássemos uma referência no Rio. Você bebe uma cerveja gelada, é bem atendido e come uma comida gostosa. Isso se transforma num prato de campeão para pendurar na parede”, afirma David.

Continua após a publicidade

E para não perder o mote dos três ‘gols’ que valem o pedido de música no programa Fantástico, ele entra na onda e sugere o samba Gratidão, na voz de Xande de Pilares, que colocou como trilha sonora de uma postagem recente no Instagram.

É aquele que diz coisas como: “Minha família, meus amigos, minha fé, a vocês devo tudo (…) Sou feliz demais, quando olho pra trás só consigo sentir gratidão“.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na eleição do Comida di Buteco, o público prova o petisco de cada bar concorrente e vota nos quesitos: sabor, atendimento, higiene do local e temperatura da bebida. Enquanto isso, um júri especializado faz as mesmas avaliações, com peso maior. O vencedor foi anunciado na quarta (18), em cerimônia na casa de shows Rio Scenarium, na Lapa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.